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Título: Gestão do conhecimento e melhoria de processo: um estudo aplicado em uma montadora de caminhões
Título(s) alternativo(s): Knowledge management and process improvement: a study applied in a truck assembly
Autor(es): Caillot, Damarys Valduga
Maciel, Leonardo Carneiro Araujo
Orientador(es): Pietrovski, Eliane Fernandes
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Inteligência competitiva (Administração)
Processos de fabricação
Métodos de linha de montagem
Controle de processo
Knowledge management
Business intelligence
Manufacturing processes
Assembly-line methods
Process control
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAILLOT, Damarys Valduga; MACIEL, Leonardo Carneiro Araujo. Gestão do conhecimento e melhoria de processo: um estudo aplicado em uma montadora de caminhões. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O conhecimento em uma organização é criado pelas pessoas que juntas compartilham experiências e aprendizados. Esse conhecimento compartilhado constitui-se no conhecimento organizacional que integra todos os processos de gestão. Desta forma, a maturidade de uma empresa não necessariamente tem a ver com seu nível de organização de processos e pessoas, mas sim no valor agregado pelas pessoas, ou seja, a empresa só existe devido as pessoas que a compõe. O conhecimento pode ser classificado em tácito e explícito, o primeiro ligado às competências não palpáveis como as características de uma pessoa e o explícito ligado ao que pode ser aprendido, desenvolvido, como aprender uma nova ferramenta. Entender esta diferença nos ajuda a trabalhar de forma estratégica com o capital humano de uma empresa, melhorando a comunicação interna e agregando um valor que pode ser, não apenas monetário, mas tornar a empresa mais competitiva, por meio da colaboração intelectual de cada indivíduo. Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo propor uma metodologia de avaliação de gestão do conhecimento que auxilie no processo do desenvolvimento de produto em uma montadora de caminhões. A metodologia da pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa e foi utilizada a técnica quantitativa para fazer o diagnóstico dos envolvidos quanto à gestão do conhecimento. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: na pesquisa qualitativa, a técnica de recolhimento de dados por meio da observação sistemática participante e análise documental; na quantitativa, a pesquisa survey, com a aplicação do questionário, para os colaboradores da empresa. O estudo, portanto, caracterizou-se como natureza aplicada, com objetivo exploratório, com a estratégia de investigação de um estudo de caso. Por meio desta pesquisa foi possível atingir os resultados propostos ao apresentar uma metodologia, denominada Quadro de Competências, que permite não somente avaliar a gestão do conhecimento em um ambiente organizacional, como também serve de orientação para tomadas de decisões estratégicas, no que se refere à adaptação e desenvolvimento de habilidades no desenvolvimento de produtos na empresa. Essa metodologia também permite gerar resultados mais rapidamente, melhorando os processos de gestão organizacional de equipes nas empresas de qualquer porte e setor.
Abstract: Knowledge in an organization is created by people sharing experiences and learning together. This shared knowledge constitutes the organizational knowledge that integrates all management processes. In this way, the maturity of a company does not necessarily fit with their level of people and processes organization, but in the value added by people, that is, the company only exists because of the people that compose it. Knowledge can be divided into tacit and explicit, the first linked to nonpalpable skills such as the characteristics of a person and the explicit linked to what can be learned, developed, such as learning a new tool. Understanding this difference helps us to work strategically with a company's human capital, improving internal communication and adding value for what can be not only monetary, but making the company more competitive through the intellectual collaboration of each person. In this case, the present research aimed to propose a knowledge management evaluation methodology that helps in the process of product development in a truck assembler. The research methodology was based on a qualitative approach and the quantitative technique was used to make the diagnosis of those involved regarding knowledge management. The data collection instruments used were: in qualitative research, the technique of collecting data through systematic participant observation and document analysis; in the quantitative, the survey research, with the application of the questionnaire, for the company's employees. The study, therefore, was characterized as of an applied nature, with an exploratory objective, with the investigation strategy of a case study. Through this research, it was possible to achieve the proposed results by presenting a methodology, called Competency Framework, which allows not only to evaluate knowledge management in an organizational environment, but also serves as a guide for strategic decisionmaking, with regard to adaptation and development of skills in product development in the company. This methodology also allows to generate results more quickly, improving the processes of organizational management of teams in companies of any size and sector.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30572
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