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dc.creatorFerreira, Jéssimon-
dc.date.accessioned2023-02-14T12:36:46Z-
dc.date.available2023-02-14T12:36:46Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jéssimon. Desenvolvimento de um sistema eletrônico para monitoramento da eficiência de um catalisador SCR. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30571-
dc.description.abstractCatalysts are equipment used in motor vehicles, more precisely, in internal combustion vehicles and are integrated in the exhaust system of post combustion gases. In countries committed to preserving the environment, its use is promoted by law, because when activated, it can reduce by up to 98% the harmful gases generated by internal combustion caused by the air/fuel mixture. The reduction of harmful gases can impact the mitigation of cases of respiratory disease, mainly in the population of large urban centers. The choice of researching the influence of these gases in the diesel heavy-duty line is due to the fact that there is little research on the subject. In this context, this work presents the design and development of an electronic device capable of monitoring, through the temperature of the gases, the operation of an automotive catalyst for heavy-duty diesel vehicles. Monitoring has as its main objective the assessment of the state of operation of the catalytic device and purposely, being able to elaborate a timeline of the catalyst's functional life cycle. The variables temperature and NOx gases were carefully chosen for analysis. The SCR catalyst, object of study in this work, only activates after being subjected to a minimum initial temperature value and can reach its optimal value in the face of a chemical reaction between the post-combustion gases and the noble metals incorporated internally in the catalysts. This optimal value is of great relevance, as it is responsible for the decomposition of the urea that is injected parallel to the gases at the catalyst inlet. The decomposition of urea is responsible for the catalytic reduction of gases. Monitoring the functioning of the catalyst has the final motivation to assess whether the NOx gases are being converted at the output of the catalyst into H2O and N2.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectCatalisadorespt_BR
dc.subjectGasespt_BR
dc.subjectMotor vehiclespt_BR
dc.subjectInternal combustion enginespt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectCatalystspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema eletrônico para monitoramento da eficiência de um catalisador SCRpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an electronic system for monitoring the efficiency of an SCR catalystpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoCatalisadores são equipamentos utilizados em veículos automotores, mais precisamente em veículos à combustão interna, integrados no sistema de exaustão dos gases pós-combustão. Em países comprometidos com preservação do meio ambiente, a sua utilização é promovida por força de lei, pois quando ativado, pode reduzir em até 98% os gases nocivos gerados pela combustão interna ocasionada pela mistura entre ar/combustível. A redução dos gases nocivos pode impactar, principalmente, na mitigação de casos de doença respiratória na população de grandes centros urbanos. A escolha de se pesquisar a influência desses gases na linha pesada à diesel, deve-se ao fato de haver poucas pesquisas relacionadas ao tema. Neste contexto, o estudo apresenta o projeto e desenvolvimento de um dispositivo eletrônico com capacidade de monitorar, através da temperatura dos gases, o funcionamento de um catalisador automotivo da linha de veículos pesados à diesel. A monitoração tem como objetivo principal a avaliação do estado de funcionamento do dispositivo catalítico e de forma proposital, podendo elaborar uma linha temporal do ciclo de vida funcional do catalisador. As variáveis de temperatura e gases NOx, foram criteriosamente escolhidas para análise. O catalisador SCR, objeto de estudo desse trabalho, só entra em ativação após ser submetido a um valor inicial mínimo de temperatura. podendo atingir seu valor ótimo diante de uma reação química entre os gases de pós-combustão e os metais nobres incorporados internamente nos catalisadores. Esse valor ótimo é de grande pertinência, pois se coloca como responsável pela decomposição da ureia que é injetada de forma paralela aos gases na entrada do catalisador. A decomposição da ureia é responsável pela redução catalítica dos gases. O monitoramento do funcionamento do catalisador tem como motivação final avaliar se os gases NOx estão sendo convertidos na saída do catalisador em H2O e N2.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1380-7383pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2413604646906272pt_BR
dc.contributor.advisor1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lenzi, Giane Gonçalves-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2065-9622pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6021910491013265pt_BR
dc.contributor.referee1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3144-0407pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Clivaldo de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6117-6841pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9325549565199068pt_BR
dc.contributor.referee3Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee4Colpini, Leda Maria Saragiotto-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-3660-188Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1803743813356365pt_BR
dc.contributor.referee5Pagani, Regina Negri-
dc.contributor.referee5IDhttp://orcid.org/0000-0002-2655-6424pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472869600330564pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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