Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30547
Título: | Discursos de gestoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a gestão democrática no cotidiano escolar |
Título(s) alternativo(s): | Discourses of managers in the early years of elementary education on democratic management in every school days |
Autor(es): | Alves, Isabella Fernanda Souza |
Orientador(es): | Pereira, David da Silva |
Palavras-chave: | Escolas - Organização e administração Democracia e educação Diretores escolares Discursos, alocuções, etc. Educação permanente School management and organization Democracy and education School principals Speeches, adresses, etc Continuing education |
Data do documento: | 20-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | ALVES, Isabella Fernanda Souza. Discursos de gestoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a gestão democrática no cotidiano escolar. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | Os estudos que delinearam essa investigação têm como finalidade indagar sobre a gestão democrática e o papel do gestor na educação. A gestão democrática é um princípio constitucional e que deve ser cumprido. Compreende-se sobre gestão democrática a participação de toda a comunidade escolar nas tomadas de decisões, ou seja, a sua participação integral na escola. O objetivo da gestão democrática é criar possibilidades de ter uma educação de qualidade e universal para todos. Para isso, o gestor escolar tem que se incumbir-se de suas funções para que a gestão democrática seja efetiva no cotidiano escolar. Nesta pesquisa o referencial teórico foi argumentado em autores comoParo (2016), Lück (2009), Cury (2002), Orlandi (2009), como principais autores. Foi necessário respaldar-se na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei n.º 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para a compreensão da gestão democrática perante seu marco legal. Esta investigação tem como abordagem qualitativa, pois busca compreender os discursos das diretoras sobre a gestão democrática. Para a coleta de dados,realizou-se dados mediante entrevistas semiestruturada inicial, um conjunto de encontros temáticos mediado por tecnologias e outra entrevista semiestruturada final. Para a análise dos discursos coletados baseou-se na análise do discurso de Orlandi (2009). O processo educativo tecnológico intitulado “A Gestão Democrática em questão: encontros com diretoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” caracterizado como uma formação continuada, que teve como objetivo capacitar gestoras para a compreensão da gestão democrática. Realizaram-se, então, encontros temáticos com diretoras semanalmente para a discussão da gestão democrática e suas formas de efetivação. Como resultado esta pesquisa alcançou todos os objetivos propostos, sendo possível sustentar ou refutar as hipóteses consideradas. Assim, a contribuição desta pesquisa para os participantes foi apresentar conceitos sobre a gestão democrática e a sua efetivação. Esta pesquisa também quer contribuir com todos os educadores, estudantes que queiram compreender a gestão democrática e o diretor escolar. |
Abstract: | The studies that outlined this investigation aim to inquire about democratic management and the role of the manager in education. Democratic management is a constitutional principle that must be observed. Democratic management is understood as the participation of the entire school community in decision-making, that is, its full participation in the school. The objective of democratic management is to create quality and universal education possibilities for all. For this, the school manager must assume his functions so that the democratic management is effective in the school routine. In this research, the theoretical framework was supported by authors such as Paro (2016), Lück (2009), Cury (2002), Orlandi (2009), as the main authors. It was necessary to count with the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, Law n.º 9394/96 of Guidelines and Bases of the National Education for the understanding of the democratic management before its legal framework. This investigation has a qualitative approach, as it seeks to understand the discourses of leaders on democratic management. For data collection, data were collected through initial semi-structured interviews, a set of thematic meetings mediated by technologies and another final semi-structured interview. For the analysis of the collected speeches, it was based on the discourse analysis of Orlandi (2009). The technological educational process entitled “The Democratic Management in question: meetings with directors of the Early Years of Elementary Education”, was characterized as a continuing education, which aimed to enable managers to understand democratic management. Then, weekly thematic meetings were held with the directors to discuss democratic management and its forms of effectiveness. As a result, this research reached all the proposed objectives, being possible to corroborate or refute the hypotheses considered. Thus, the contribution of this research to the participants was to present concepts about democratic management and its effectiveness. This research also wants to contribute to all educators, students who want to understand democratic management and the school director. |
Descrição: | Acompanha: A gestão democrática em questão: encontros com diretoras dos anos iniciais do ensino fundamental |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30547 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
discursosgestorasensinofundamental.pdf | 990,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
discursosgestorasensinofundamental_produto.pdf | 577,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons