Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30544
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Selaine Aparecida da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T21:21:16Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T21:21:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Selaine Aparecida da. Guia didático para professores: práticas de ensino para projetos empresariais e modelagens de negócios. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30544 | - |
dc.description | Acompanha: Guia didático para professores: práticas de ensino para projetos empresariais e modelagens de negócios | pt_BR |
dc.description.abstract | Teaching with practical experience proposals can provide students with a collaborative school environment to cultivate and stimulate creativity, problem solving, decision making and entrepreneurial skills. In this context, this research seeks to contribute to the teaching and learning process of business projects and business modeling, through the evaluation of the application of a didactic guide for the discipline of Project Preparation and Analysis, in a professional technical course. As methodological paths, a qualitative approach was chosen, with an element of action research, through a pedagogical intervention developed with fourteen graduates and two teachers from a vocational college in the north of Paraná. The research was carried out with the application of practical activities and a final evaluative questionnaire of the educational product, with open and closed questions in order to analyze the participants' perceptions in relation to the pedagogical activities, from the Scrum and Canvas methodologies that are the core of this didactic guide. The results were analyzed and allowed the elaboration of the educational product of this research. As a main contribution, there is an instrument to support the discipline's professors, with practical content for teaching business project development and business modeling. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Negócios - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.subject | Business - Planning | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.title | Guia didático para professores: práticas de ensino para projetos empresariais e modelagens de negócios | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching guide for teachers: teaching practices for business projects and business models | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino com propostas de experiências práticas pode proporcionar aos alunos um ambiente escolar colaborativo para cultivar e estimular a criatividade, habilidades de resolução de problemas, de tomada de decisão e empreendedoras. Neste contexto, esta pesquisa busca contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de projetos empresariais e modelagens de negócios, por meio da avaliação da aplicação de um guia didático para a disciplina de Elaboração e Análise de Projetos, em um curso técnico profissional. Como caminhos metodológicos, optou se pela abordagem qualitativa, com elemento da pesquisa ação, por meio de intervenção pedagógica desenvolvida com quatorze egressos e duas professoras de um colégio profissionalizante do norte do Paraná. A pesquisa foi concretizada com a aplicação de atividades práticas e um questionário final avaliativo do produto educacional, com questões abertas e fechadas a fim de analisar as percepções dos participantes em relação às atividades pedagógicas, a partir das metodologias Scrum e Canvas que são o cerne deste guia didático. Os resultados foram analisados e permitiu a elaboração do produto educacional dessa pesquisa. Como principal contribuição, tem se um instrumento de apoio aos docentes da disciplina, com conteúdos práticos para o ensino de desenvolvimento de projetos empresariais e modelagem de negócios. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6633-6058 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3173663940894403 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jair de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-7847-698X | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3690696890351902 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salvador, André Luís | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-2002-9065 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3410584647831844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Damasceno, Eduardo Filgueiras | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-6246-1246 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7333630388674575 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Jair de | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-7847-698X | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3690696890351902 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
guiadidaticoprofessores.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
guiadidaticoprofessores_produto.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons