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dc.creatorDaros, Filipe Testa-
dc.date.accessioned2023-02-08T16:48:40Z-
dc.date.available2023-02-08T16:48:40Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationDAROS, Filipe Testa. Planejamento de trajetória robótica baseado em relevo oceânico. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30542-
dc.description.abstractOrder picking is one of the processes that has motivated the research increase in the field of logistics. Robotics can help reduce the operational cost of such a process, one of the biggest in the warehouse, in a way that the human operator can avoid moving around the warehouse to collect the products, and instead these products are moved from their storage positions to the static order assembly station with robots help. Among the most prominent techniques applied in robotics path planning, we can mention the potential fields and the A* algorithm. This paper aims to demonstrate a new approach, based on the behavior of ocean relief, for mapping an environment that simulates a logistics warehouse and comparing it with the paths calculated from the most frequently used algorithms, taking into account the distance, security, and efficiency of the proposed trajectory. At first, a theoretical review of the main algorithms involved is presented. Next, the components of the system (ROS, RabbitMQ, Coppelia) are introduced and their use is justified. After that, the proposed algorithm is detailed and the methodology of comparison with A* and Potential Fields is detailed. Finally, the results are presented, showing good numbers of safety and precision in the calculated routes, even when subjected to sensor imprecision, in addition to mitigating some of the problems of reference algorithms cited.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectOceanopt_BR
dc.subjectRelevo (Geografia)pt_BR
dc.subjectMapaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectOceanspt_BR
dc.subjectLandsformspt_BR
dc.subjectMapspt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.titlePlanejamento de trajetória robótica baseado em relevo oceânicopt_BR
dc.title.alternativeRobotic path planning based on ocean reliefpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA separação de pedidos é um dos processos que tem impulsionado o aumento no número de pesquisas na área de logística. A robótica pode ajudar a reduzir o custo operacional de tal processo, um dos maiores do armazém, fazendo que o operador humano deixe de se deslocar para efetuar a coleta dos produtos, e sim que estes sejam movidos de suas posições até a estação de montagem do pedido com o auxílio de robôs. Dentre as técnicas de maior destaque aplicadas no cálculo de trajetórias desses agentes robóticos pode-se citar os campos potenciais e o algoritmo A*. Esse trabalho visa demonstrar uma nova abordagem, baseada no comportamento do relevo oceânico, para mapeamento de um ambiente que simula um armazém logístico e compará-la com as rotas calculadas a partir dos algoritmos de maior destaque, levando em consideração a distância, segurança e eficiência da trajetória proposta. Primeiramente, é apresentado o estado da arte e uma revisão teórica dos principais algoritmos envolvidos. Na sequência, os componentes do sistema proposto (ROS, RabbitMQ, CoppeliaSim) são introduzidos e seu uso justificado. Após isto, o algoritmo proposto é detalhado e a metodologia de comparação com A* e Campos potenciais é apresentada. Por fim, os resultados obtidos com a abordagem proposta são apresentados, mostrando como a técnica proposta obtém bom índice de segurança e precisão nas rotas calculadas, mesmo submetido à imprecisão do sensoriamento, além de mitigar alguns dos problemas dos algoritmos de referência citados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3426194444459014pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Andre Schneider de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8295-366Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4006878042502781pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Teixeira, Marco Antonio Simões-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0372-312Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482274885890440pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Marco Antonio Simões-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0372-312Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482274885890440pt_BR
dc.contributor.referee2Rohrich, Ronnier Frates-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4523-8536pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7247685185606377pt_BR
dc.contributor.referee3Kalempa, Vivian Cremer-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9733-7352pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4947441615404492pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

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