Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3054
Título: | O ensino de estatística: competências a serem desenvolvidas |
Título(s) alternativo(s): | The statistics teaching: skills to be developed |
Autor(es): | Schmitz, Dalcio |
Orientador(es): | Bennemann, Marcio |
Palavras-chave: | Estatística - Estudo e ensino Raciocínio Pensamento Matemática - Estudo e ensino |
Data do documento: | 29-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SCHMITZ, Dalcio. O ensino de estatística: competências a serem desenvolvidas. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | Atualmente, a estatística – numa perspectiva geral – é uma ferramenta de grande importância para a nossa sociedade, essencial à formação intelectual e a análise de informações. No entanto, o modo como os conteúdos desta área são abordados, nem sempre propriciam tais análises, até porque ao trabalhar com dados fictícios, presentes em boa parte dos livros didáticos, as interpretações não trazem o respaldo do contexto que originou as informações. Diante disso, essa pesquisa pretende analisar a possibilidade de desenvolver competências estatísticas em situações reais de pesquisa. Decorre então, que este estudo objetiva identificar o desenvolvimento de três competências: Literacia, Raciocínio e Pensamento estatístico. Este projeto foi aplicado com alunos do ensino médio ao trabalhar o conteúdo a partir de um levantamento de dados reais no curso Técnico em Meio Ambiente. Para a construção e análise de dados foi utilizado o método misto a partir de um projeto conjunto com a UNIPAR, em que os dados sobre arborização foram coletados no bairro onde encontra-se o Colégio. Os resultados que alcançamos revelam que ao utilizar situações reais, o aspecto de raciocínio e pensamento são priviligiados e ao trabalhar com esses dados relacionando com o cotidiano do aluno facilita o desenvolvimento e conjuntamente a evolução da literacia no aspecto mais amplo. |
Abstract: | Nowadays, statistics - in a general perspective - is a tool of great importance for our society, it is essential to intellectual formation in regard to the analysis of information. However, the way in which the contents of this area are addressed not always privileges the analysis because even when they are taught with fictitious data, present in most textbooks, the interpretations do not support the context that originated the information. Therefore, this research intends to analyze the possibility of developing statistical skills in real research situations. Due to that, this study aims to identify the development of three competences: Literacy, Reasoning and Statistical Thinking. This Project was applied to the students of the vocational high school when the content is worked from a real project of data collection in the Environmental Technician course. For the construction and analysis of the data it was used the mixed method from a joint project with UNIPAR in which the data on afforestation were collected in the neighborhood of the School. The results we achieved reveal that using real situations, aspects of reasoning and thought are privileged and, working with data related to students’ daily lives facilitates developing and the evolution of literacy, together, in a broadest aspect. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3054 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PROFMAT_M_Schmitz, Dalcio_2017.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.