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dc.creatorMazzei, Gabriel de Campos-
dc.date.accessioned2023-02-02T20:26:06Z-
dc.date.available2023-02-02T20:26:06Z-
dc.date.issued2022-11-21-
dc.identifier.citationMAZZEI, Gabriel de Campos. O design thinking como ferramenta para desenvolvimento e capacitação de pessoas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30506-
dc.description.abstractNowadays, one of the biggest challenges inside the organizational environment is how the employees are trained and, consequently, developed. However, looking for break and deconstruct the paradigms of traditional training methods, active methodologies are acquiring more and more space within large corporations, given the fact that their application model is more dynamic and closer to the daily situations of employees. One of the methodologies is Design Thinking, which has as a premise, a solution to complex problems, instigating creativity, critical thinking, and work. In this sense, the present study aims to control the operation of the use of the method in the focus on the management and training of people in a vertical transports company, located in the city of Londrina. Methodologically, the Action Research method was used. From the results, it was obtained that the training, from Design Thinking, promoted and increased creativity and motivation, considering the three points rated in the research. The first was in relation to the use of Design Thinking as a training strategy, which obtained 100% total satisfaction among the participants. The second evaluated personal/professional development based on Design Thinking, with 50% of total satisfaction among employees. And, finally, Design Thinking was openly evaluated as an organizational management tool, a section in which it was possible to clearly notice the positive feeling that the participants had during the training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEmployees - Training ofpt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleO design thinking como ferramenta para desenvolvimento e capacitação de pessoaspt_BR
dc.title.alternativeDesign thinking as a tool for people development and trainingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, um dos grandes desafios enfrentados dentro do ambiente organizacional é a maneira com que os colaboradores são treinados e, consequentemente, desenvolvidos. Em vista disso, a fim de desconstruir os paradigmas dos métodos tradicionais de treinamento, as metodologias ativas estão ganhando cada vez mais espaço dentro das grandes corporações, por ser um modelo de aplicação mais dinâmico e próximo de situações cotidianas dos colaboradores. Dentre as metodologias, destaca-se o Design Thinking, a qual tem como premissa estimular a solução de problemas complexos, instigando a criatividade, o pensamento crítico e trabalho e equipe. Nesse sentido, o presente estudo objetiva comprovar a eficácia do uso do método no processo de ensino-aprendizagem com foco na gestão e capacitação de pessoas em uma empresa de transportes verticais, situada na cidade de Londrina. Metodologicamente, fez-se o uso do método Pesquisa-Ação. Dos resultados obtidos, constatou-se que o treinamento, a partir do Design Thinking promoveu a criatividade e a motivação nos colaboradores, considerando três pontos a serem avaliados. O primeiro foi em relação ao uso do Design Thinking como estratégia de treinamento, o qual obteve 100% de satisfação total entre os participantes. O segundo, avaliava o desenvolvimento pessoal / profissional a partir do Design Thinking, tendo 50% de satisfação total entre os colaboradores. E, por fim, se avaliou, de forma aberta, o Design Thinking como ferramenta de gestão organizacional, seção a qual foi possível notar, de forma clara, o sentimento positivo que os participantes tiveram durante o treinamento.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
dc.contributor.referee1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano-
dc.contributor.referee2Tondato, Rogério-
dc.contributor.referee3Ferreira, José Angelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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