Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30504
Título: | Integração das metodologias ativas de ensino Just in Time Teaching e Peer Instruction aplicadas à disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1: estudo em um curso de engenharia |
Título(s) alternativo(s): | Integration of the active teaching methodologies Just in Time Teaching and Peer Instruction applied to the discipline of Differential and Integral Calculus 1: study in an engineering course |
Autor(es): | Hallal, Renato |
Orientador(es): | Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Atividades criativas na sala de aula Aprendizagem ativa Jogos educativos Cálculo Mathematics - Study and teaching Creative activities and seat work Active learning Educational games Calculus |
Data do documento: | 13-Set-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | HALLAL, Renato. Integração das metodologias ativas de ensino Just in Time Teaching e Peer Instruction aplicadas à disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1: estudo em um curso de engenharia. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a aplicação de metodologias ativas, articulada por meio da investigação-ação no Ensino de Matemática. Nota-se que o aluno chega à Universidade com déficit no saber matemático e arrastando consigo uma dificuldade no seu aprendizado. O que este encontra majoritariamente nas disciplinas a cursar são aulas tradicionais, muitas vezes, apenas expositivas, diante das quais o aluno passivo demonstra-se desmotivado pela maneira como são conduzidas. Essa dificuldade e o desinteresse de ambas as partes geram reprovação na matéria e desistência dos alunos na graduação. Portanto, repensar uma metodologia de aula que atenda essa necessidade acadêmica é uma maneira de transcender tais dificuldades. O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da integração das metodologias ativas Just in Time Teaching e Peer Instruction para o ensino e a aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral 1, para os alunos de um curso de engenharia. Tais metodologias foram apoiadas por um sistema online baseado em gamificação. Durante a pesquisa, foram analisadas algumas variáveis, tais como atitude, engajamento e desempenho, coletadas por meio de questionários, registros escritos, relatos e observações do pesquisador. Os questionários (relacionados a atitude e engajamento) foram analisados quantitativamente, bem como o desempenho (notas), fazendo uso da estatística descritiva. Os registros escritos, relatos e observações foram analisados qualitativamente por meio da metodologia Análise Textual Discursiva, cujo objetivo é fundamentar a investigação sobre essas variáveis. Ao final da disciplina um último questionário foi aplicado para verificar a percepção dos alunos frente às metodologias ativas utilizadas. Dentro deste viés, as características científicas desta pesquisa, quanto à abordagem é classificada como quantitativa, qualitativa e interpretativa; quanto ao objetivo, é descritiva; e quanto aos procedimentos técnicos, é classificada como investigação-ação. A pesquisa é de natureza aplicada e foi realizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. Como resultado (quantitativo), verifica-se que as metodologias ativas utilizadas envolveram maioritariamente os alunos em suas atividades, tornando-os mais engajados; consequentemente, alcançou-se um melhor desempenho, no que tange às notas das avaliações. Quanto aos resultados qualitativos, os excertos apresentados em torno do engajamento e desempenho em relação aos módulos 1, 2 e 3 respaldam/sustentam os resultados quantitativos analisados. Sobre a atitude perante a matemática, considera-se que houve uma tendência na evolução da atitude retratando uma disposição mais positiva/favorável frente ao Cálculo Diferencial e Integral 1. Quanto à percepção dos alunos sobre as metodologias Just in Time Teaching e Peer Instruction, 89,29% dos alunos a preferiram frente à metodologia tradicional de ensino, bem como 92,86% disseram ter compreendido o conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral 1. Com relação ao processo de gamificação, os alunos relataram ter auxiliado suas posturas em relação ao engajamento nos estudos. Perante esses resultados, conclui-se que a integração das metodologias ativas Just in Time Teaching e Peer Instruction adaptadas a um sistema online gamificado contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral 1, no que tange a engajamento, atitude e desempenho dos alunos. |
Abstract: | This research has as its theme the application of active methodologies carried out by actioninvestigation in Mathematics Teaching. It is noticed that students who get into university with a deficit in mathematics knowledge also brings with them a difficulty in learning such subject. These students come across mostly traditional classes, often being only expository lectures, which make the passive students discouraged by the way these classes are led. Such difficulty and lack of interest from both parta cause failure at the discipline and dropout. Therefore, reconsidering a methodology that suits these academic needs is a way of transcending such difficulties. The aim of this research is to analyze the application contribuito a of active methodologies Just in Time Teaching and Peer Instruction for the teaching and learning in Differential and Integral Calculus 1 for students of engineering degree. Such methodologies were supporters by a online sustém based on Gamificaion. During the research, some variables were analyzed, such as attitude, engagement and performance, both gathered from questionnaires, written records, reporta and the researcher's observations. The questionnaires (related to the atitude and engagement) were analyzed quantitatively, as well as the performance (notes), by using the descriptive statistics. The written records, reports and observations were analyzed quantitatively by using the Discoursive Textual Analyzis methodology, whose purpose is to justify the investigation of these variables. At the end of the discipline, one last questionnaires was applied in order to measure the students' perception regarding the active methodologies used. From this point of view, the scientific characteristics of this research, as to the approach, are classified as quantitatively, qualitatively and interpretative, as for the objetive, it is descriptive, and when it comes to the technical procedures, they are classified as action-investigation. The research consits of the application method and it was performer at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brazil. As a result (quantitative), it was found that the active methodologies were able to stimulate most of the students in their activities, making them more engaged and, therefore, it led to better grades in what concerna the performance. As for the qualitative results, the excerpts presented around engagement and performance in relation to modules 1, 3 and 3, support/sustain the quantitative results analyzed. Regarding the attitude towards mathematics, it is considered that there was a trend in the evolution of the attitude portraying a more positive/favorable disposition towards the Differential and Integral Calculus 1. As far as the students' perception about Just in Time Teaching and Peer Instruction methodologies, 89,29% of the students preferred them rather than the traditional teaching method, as well as 92,86% responded that they understood the contents of Differential and Integral Calculus 1. Regarding the gamification process, students reported having helped their postures in relation to engagement in studies. In view of these results, it is concluded that the integration of the active methodologies Just in Time Teaching and Peer Instruction adapted to a gamified online system contributed to the teaching and learning process of Differential and Integral Calculus 1, in terms of engagement, attitude and performance from the students. |
Descrição: | Acompanha produção técnica: Integração da metodologia ativa Just in Time Teaching e Peer Instruction a um sistema online gamificado |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30504 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinomatematicametodologiaativagamificacao.pdf | 5,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
ensinomatematicametodologiaativagamificacao_produto.pdf | 6,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons