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dc.creatorFranciscatto, Eduardo Pariz-
dc.date.accessioned2023-02-01T18:58:50Z-
dc.date.available2023-02-01T18:58:50Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.citationFRANCISCATTO, Eduardo Pariz. Gamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30491-
dc.description.abstractGamification has already been used extensively in education. Through active learning methodologies, the use of technological tools has become a significant factor in the student's life, as he experiences and applies such concepts in his daily life. From this perspective, this work, study has the general objective of analyzing the game engines (Game Engines) as a learning tool in an Electronic Engineering course, through bibliographic review and case study, in collaboration with the use of the Unity platform (a game) for the practical application of fundamentals learned in engineering disciplines, aiming at gamification as a study and a teaching tool, promoting praxis in an active and real way. The Unity as a game engine proved to be usable as a teaching tool due to the contextualization of electronic engineering concepts applied in the simulated environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectUnity (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teachingpt_BR
dc.titleGamificação como ferramenta de aprendizagem na engenharia eletrônicapt_BR
dc.title.alternativeGamification as a learning tool in electronic engineeringpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA gamificação já vem sendo usada de forma abrangente no ensino. Através de metodologias ativas de aprendizagem, o uso de ferramentas tecnológicas se tornou um fator significativo na vida do estudante, já que o mesmo vivencia e aplica tais conceitos em seu dia a dia. Partindo desta ótica, este trabalho tem como objetivo geral analisar os motores de jogos (Game Engines) como ferramenta de aprendizagem em um curso Engenharia Eletrônica, através de revisão bibliográfica e estudo de caso, em colaboração com o uso da plataforma Unity (um motor de jogo) para aplicação prática de fundamentos aprendidos nas disciplinas de engenharia, visando a gamificação como ferramenta de estudo e ensino, promovendo a práxis de maneira ativa e real. O motor de jogo Unity se mostrou utilizável como ferramenta de ensino devido a contextualização de conceitos da engenharia eletrônica aplicados no ambiente simulado.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcio Rodrigues da-
dc.contributor.referee1Monteiro, André Luiz Regis-
dc.contributor.referee2Tormena Junior, Osmar-
dc.contributor.referee3Cunha, Marcio Rodrigues da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Eletrônicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Eletrônicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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