Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30488
Título: | Aplicação da metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos no curso de engenharia de produção da UTFPR Campus Londrina |
Título(s) alternativo(s): | Applying the active methodology project-based learning in the production engineering course at UTFPR Campus Londrina |
Autor(es): | Schiavi, Ana Carolina Piccinini de Alencar |
Orientador(es): | Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano |
Palavras-chave: | Aprendizagem ativa Método de projeto no ensino Engenharia de produção Active learning Project method in teaching Production engineering |
Data do documento: | 21-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | SCHIAVI, Ana Carolina Piccinini de Alencar. Aplicação da metodologia ativa aprendizagem baseada em projetos no curso de engenharia de produção da UTFPR Campus Londrina. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
Resumo: | Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem já não atende mais as prerrogativas do ensino tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e transmite-o aos alunos, de forma passiva. A mudança comportamental dos alunos, exige que os professores levem para a sala de aula a construção do conhecimento de forma mais desafiadora e reflexiva. Nesse cenário, as Metodologias Ativas de Aprendizagem agem como um jeito de tornar a aula mais dinâmica, onde o aluno se torna o centro do aprendizado e o professor não é mais o detentor do conhecimento, sendo ele um mediador, que se torna par dos alunos e aprende juntamente com eles. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi o de aplicar a Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) no curso de Engenharia de Produção da UTFPR Londrina, no intuito de evidenciar a eficiência do método para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, utilizou-se do método da Pesquisa-Ação, já que o pesquisador foi participante da pesquisa aplicando a metodologia. Dos resultados obtidos, constatou-se 95,5% de aproveitamento quanto à aquisição de conhecimento sobre Gestão de Qualidade de Vida do Trabalho e 89,4% de recepção positiva dos alunos quanto a metodologia ABPj. Dessa forma, concluiu-se que o método é eficiente tanto na possibilidade de aquisição de conhecimento quanto na forma de uma metodologia inovadora. |
Abstract: | Nowadays the teach-learning model no longer meets the prerogatives of traditional teaching, where the teacher holds the knowledge and, passively, transmit it to the students. The compartmental change from the students requires teachers to bring knowledge construction to the classroom in a more challenging and reflective way. In this scenario, the Active Learning Methodologies act to make the lesson more dynamic, where the student begins to be the learning center and the teacher no longer detains the knowledge, being a mediator who becomes a peer of the students and learns together with them. In that way, this research had the objective of apply the Active Methodology Project Learning Based (PBL) in Federal Technological University of Paraná Londrina’s Production Engineering course, in order to show the method’s efficiency to the teach-learning process. Therefore, the Action Research method was used, given that the researcher participated of the research applying the methodology. From de obtained results it was found 95,5% of use regarding the acquisition of knowledge about Quality of Work Life Management and 89,4% of positive reception from the students about the PBL mythology. Thus, it was concluded that the method is efficient both in the possibility of acquiring knowledge and in the form of an innovative methodology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30488 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aprendizagemativabaseadaprojetos.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons