Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30480
Título: | Estudo de uma proposta de sequência didática para o ensino de astronomia no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Study of a teaching sequence proposal for the teaching of astronomy in high school |
Autor(es): | Sabino, Ana Claudia |
Orientador(es): | Fontes, Adriana da Silva |
Palavras-chave: | Astronomia Ensino Didática (Ensino médio) Astronomy Teaching |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Campo Mourao |
Citação: | SABINO, Ana Claudia. Estudo de uma proposta de sequência didática para o ensino de astronomia no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022. |
Resumo: | Neste trabalho é descrita a aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio, em uma escola da Rede Pública de Ensino, do noroeste do Paraná. O produto elaborado é composto por uma sequência didática, dividida em módulos, que contemplam diversos assuntos de Astronomia, tendo em vista que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da área de Ciências da Natureza, propõe para Ensino Médio, a abordagem de temáticas relacionadas ao Universo, Cosmo e Terra. Por meio dessa pesquisa, busca-se apresentar uma possibilidade de se inserir os conteúdos de Astronomia propostos na BNCC, explorando os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, levando em consideração os conhecimentos prévios trazidos pelos estudantes, objetivando tornar o estudo de conceitos de Astronomia mais acessíveis contribuindo para uma alfabetização científica dos discentes, além de auxiliar trabalho docente. |
Abstract: | This work describes the application of a Didactic Sequence for Teaching Astronomy in High School, in a public school in the northwest of Parana. The elaborated product is composed of a didactic sequence, divided into modules, which cover several astronomy subjects, considering that the National Common Curricular Base (BNCC), in the area of Natural Sciences, proposes for High School, the approach of themes related to the Universe, Cosmos and Earth. Through this research, we seek to present a possibility of inserting the Astronomy contents proposed in the BNCC, exploring the conceptual, procedural and attitudinal contents, taking into account the previous knowledge brought by the students, aiming to make the study of Astronomy concepts more accessible, contributing to the scientific literacy of students, in addition to assisting teaching work. |
Descrição: | Acompanha: Tópicos de astronomia para o ensino médio |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30480 |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostasequenciadidaticaastronomia.pdf | 4,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
propostasequenciadidaticaastronomia_produto.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons