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dc.creatorMiranda, Tulio Russo-
dc.date.accessioned2023-01-25T12:00:55Z-
dc.date.available2023-01-25T12:00:55Z-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationMIRANDA, Tulio Russo. Análise do modelo teórico de projeto de engrenagens cônicas utilizando norma ANSI/AGMA 2003-C10. 2022. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30447-
dc.description.abstractBevel gears are transmission elements used in mechanical engineering that encompass several parameters for their flexural and contact design, in addition to obtaining respective safety factors to avoid possible wear or fractures. Therefore, in the present work, the development of a spur bevel gear is approached, through the application of the design methodology using the ANSI/AGMA 2003-C10 standard that uses the English system of units. Although this element is quite common in the industry, little information is available for tests and equation calculations in order to analyze the results for the most different types of applications in the set. The mapping to enable such content was based on recently published articles, as well as on consolidated literature in the field that concerns machine elements. The DSR methodological approach is also used to guide the development of this work. In this way, the purpose of this study is to provide the academic world with a material that will help in the design for analysis of a bevel gear through fatigue calculations and thereby mitigate potential failures. In order for the equation procedure to be clearly understood, a gearing proposal based on real parameters of everyday use is shown, which is the proof that the results of the standard are valid, and therefore, the analytical analysis of any bevel gear of straight teeth, can be based on the sharing of this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectProjetos de engenhariapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectGearingpt_BR
dc.subjectEngineering designpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleAnálise do modelo teórico de projeto de engrenagens cônicas utilizando norma ANSI/AGMA 2003-C10pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the theoretical model of the conical gears design using ANSI/AGMA 2003-C10 standardpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs engrenagens cônicas são elementos de transmissão utilizados na engenharia mecânica que são dimensionadas levando em conta diversos parâmetros, incluindo a flexão (tensão ou deformação) e contato, além dos fatores de segurança respectivos as possibilidades de desgastes ou fraturas. No presente trabalho é abordado o desenvolvimento de uma engrenagem cônica de dentes retos, por meio da aplicação da metodologia de projeto da norma ANSI/AGMA 2003-C10, que utiliza o sistema inglês de unidades. Embora esse elemento seja bastante usual na indústria, pouco se tem de informação disponível para testes e cálculos afim de analisar os resultados para os mais diferentes tipos de aplicações do conjunto. O mapeamento para viabilizar tal conteúdo se deu com base em artigos publicados recentemente, assim como em literaturas consolidadas no ramo que diz respeito a elementos de máquinas. Também é utilizado a abordagem metodológica DSR para guiar o desenvolvimento deste trabalho. Dessa maneira, o propósito deste estudo comtempla proporcionar ao mundo acadêmico um material que venha a auxiliar no projeto para analises de uma engrenagem cônica através dos cálculos de fadiga e com isso mitigar falhas potenciais do mesmo. Para que o procedimento do equacionamento fosse entendido de maneira clara, uma proposta de engrenamento baseado em parâmetros reais de uso cotidiano é mostrada, sendo essa a comprovação de que os resultados da norma são válidos, e portanto, a análise de qualquer engrenagem cônica de dentes retos, pode ser baseada com o compartilhamento desse estudo.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunez, David Lira-
dc.contributor.referee1Nunez, David Lira-
dc.contributor.referee2Przybysz, Aldo-
dc.contributor.referee3Dalmas, Sergio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
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