Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fellini, Eperson Albino | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T13:47:23Z | - |
dc.date.available | 2018-03-27T13:47:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
dc.identifier.citation | FELLINI, Eperson Albino. Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3043 | - |
dc.description.abstract | In this work, a bibliographic research was conducted, where the National Curricular Parameters, the National Textbook Program, articles on Financial Education and Financial Literacy were consulted, with the main objective of presenting a proposal for teaching Financial Mathematics in Basic Education, with situations from the day to day of the students, contributing with their Financial Education, so that they know, for example, the best option in a purchase or an investment. More important than decorating formulas is to develop a contextualized view of the importance of Financial Mathematics in the student´s formation as a citizen. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Matemática financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Business mathematics | pt_BR |
dc.subject | Financial literacy | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Analisando e contribuindo com o ensino de matemática financeira em nível básico | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysing and contributing to financial mathematics teaching at basic level | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho encontra-se uma pesquisa bibliográfica, foram consultados os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional dos Livros Didáticos, artigos sobre Educação Financeira e Letramento Financeiro com o objetivo principal de apresentar uma proposta para ensino da Matemática Financeira na Educação Básica, com situações do dia a dia dos alunos, contribuindo com a sua Educação Financeira, para que eles saibam, por exemplo, a melhor opção em uma compra ou em um investimento. Mais importante do que decorar fórmulas é desenvolver uma visão contextualizada da importância da Matemática Financeira na formação do aluno como cidadão. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7306756268996035 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rômel da Rosa da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3804309368611422 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Rômel da Rosa da | - |
dc.contributor.referee2 | Pedroso, André Pereira | - |
dc.contributor.referee3 | Biesdorf, João | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PROFMAT_M_Fellini, Eperson Albino_2017.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.