Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30394
Título: | Software para auxiliar na alfabetização de crianças com baixa visão |
Título(s) alternativo(s): | Software to assist in literacy of children with low vision |
Autor(es): | Galvan, Thatiane Aparecida |
Orientador(es): | Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos |
Palavras-chave: | Interação humano-máquina Programas de alfabetização Engenharia de software Baixa visão Human-computer interation Literacy programs Software engineering Low vision |
Data do documento: | 6-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | GALVAN, Thatiane Aparecida. Software para auxiliar na alfabetização de crianças com baixa visão. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa sobre a alfabetização, a importância da leitura e as anomalias visuais. O estudo também abrange softwares, que colaboram para a alfabetização de crianças com baixa visão. Entre os softwares pesquisados do ALGABETI foi escolhido para estudo de caso, por ser um jogo voltado para alfabetização de crianças com baixa visão. Foi feito no Figma um protótipo de um jogo de construção de palavras, com o objetivo de auxiliar na alfabetização de crianças com baixa visão, e que essas crianças possam ter acesso a um jogo pedagógico atualizado. Após o protótipo estar finalizado passou por testes de heurística quando foram encontrados problemas que precisavam ser solucionados. Com os problemas de teste de heurísticas resolvidos e o protótipo atualizado, foi usado o Unity para gerar um executável do jogo. |
Abstract: | This work is a research on literacy, the importance of reading and visual anomalies. The study also covers software, which collaborate for the literacy of children with low vision. Among the software researched, ALGABETI was chosen for the case study, for being a game aimed at literacy for children with low vision. A prototype of a word construction game was built in Figma, with the objective of assisting in the literacy of children with low vision, and that these children can have access to an updated pedagogical game. After the prototype was finished, it went through heuristic tests when problems that needed to be solved were found. With the heuristics test issues resolved and the prototype updated, Unity was used to generate an executable of the game. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30394 |
Aparece nas coleções: | TD - Tecnologia em Sistemas para Internet |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
softwarealfabetizacaobaixavisao.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons