Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30394
Título: Software para auxiliar na alfabetização de crianças com baixa visão
Título(s) alternativo(s): Software to assist in literacy of children with low vision
Autor(es): Galvan, Thatiane Aparecida
Orientador(es): Santos, Eduardo Pezutti Beletato dos
Palavras-chave: Interação humano-máquina
Programas de alfabetização
Engenharia de software
Baixa visão
Human-computer interation
Literacy programs
Software engineering
Low vision
Data do documento: 6-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: GALVAN, Thatiane Aparecida. Software para auxiliar na alfabetização de crianças com baixa visão. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas para Internet) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa sobre a alfabetização, a importância da leitura e as anomalias visuais. O estudo também abrange softwares, que colaboram para a alfabetização de crianças com baixa visão. Entre os softwares pesquisados do ALGABETI foi escolhido para estudo de caso, por ser um jogo voltado para alfabetização de crianças com baixa visão. Foi feito no Figma um protótipo de um jogo de construção de palavras, com o objetivo de auxiliar na alfabetização de crianças com baixa visão, e que essas crianças possam ter acesso a um jogo pedagógico atualizado. Após o protótipo estar finalizado passou por testes de heurística quando foram encontrados problemas que precisavam ser solucionados. Com os problemas de teste de heurísticas resolvidos e o protótipo atualizado, foi usado o Unity para gerar um executável do jogo.
Abstract: This work is a research on literacy, the importance of reading and visual anomalies. The study also covers software, which collaborate for the literacy of children with low vision. Among the software researched, ALGABETI was chosen for the case study, for being a game aimed at literacy for children with low vision. A prototype of a word construction game was built in Figma, with the objective of assisting in the literacy of children with low vision, and that these children can have access to an updated pedagogical game. After the prototype was finished, it went through heuristic tests when problems that needed to be solved were found. With the heuristics test issues resolved and the prototype updated, Unity was used to generate an executable of the game.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30394
Aparece nas coleções:TD - Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
softwarealfabetizacaobaixavisao.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons