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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Laryssa Katlyn Chineider | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T18:51:28Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T18:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laryssa Katlyn Chineider. Avaliação das condições de superfícies de pavimentos asfálticos na área rural do município de Entre Rios do Oeste-PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30373 | - |
dc.description.abstract | In Brazilian municipalities where the agricultural economy predominates, the infrastructure of rural roads is of paramount importance for the social and economic development of the municipalities. Their good conditions guarantee the complete flow of production and bring greater safety and comfort to vehicle traffic. However, we are often faced with roads in precarious and even abandoned conditions. This study aimed to determine the degree of deterioration by counting and classifying surface defects, evaluating traffic conditions and carrying out a volumetric count of the same, in addition to developing a digital collection and monitoring the development of existing pathological manifestations on rural roads located in the interior of the municipality of Entre Rios do Oeste. For the evaluation of the course of study, the method established in the DNIT 006/2003 – PRO standard was followed, based on the terminologies of the DNIT 005/2003 – TER standard. Having as results the IGGs found: 196.2 (Linha Boa Esperança), 194 (Linha Felicidade), 176.7 (Linha Golondrina), 106 (Linha Vista Alegre) and 225 (Linha Volta Gaúcha), which classified them with concept bad and terrible in its state of conservation. Finally, a general diagnosis of the highway was carried out, obtaining traffic composition data, in addition to monitoring defects. From this, it was possible to determine the causes of the pathologies, namely: excess traffic and load, inefficiency or lack of maintenance, inexistence or inefficiency of drainage systems and poor compaction or priming. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos - Defeitos | pt_BR |
dc.subject | Estradas rurais | pt_BR |
dc.subject | Estradas - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Pavements - Defects | pt_BR |
dc.subject | Rural roads | pt_BR |
dc.subject | Roads - Maintenance and repair | pt_BR |
dc.title | Avaliação das condições de superfícies de pavimentos asfálticos na área rural do município de Entre Rios do Oeste-PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of the conditions of asphalt pavement surfaces in the rural area of Entre Rios do Oeste-PR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos municípios brasileiros nos quais predominam a economia agropecuária, a infraestrutura das estradas rurais é de suma importância para o desenvolvimento social e econômico dos municípios. Boas condições das mesmas garantem o íntegro escoamento da produção e trazem uma maior segurança e conforto ao tráfego de veículos. No entanto, nos deparamos frequentemente com estradas em condições precárias e até mesmo abandonadas. Este estudo visou determinar o grau de deterioração mediante a contagem e classificação de defeitos superficiais, avaliando as condições de tráfego e realizando contagem volumétrica do mesmo, além de desenvolver um acervo digital e o monitoramento do desenvolvimento de manifestações patológicas existentes nas estradas rurais localizadas no interior do município de Entre Rios do Oeste. Para a avaliação da via de estudo seguiu-se o método estabelecido na norma DNIT 006/2003 – PRO, baseado nas terminologias da norma DNIT 005/2003 – TER. Tendo como resultados os IGGs encontrados: 196,2 (Linha Boa Esperança), 194 (Linha Felicidade), 176,7 (Linha Golondrina), 106 (Linha Vista Alegre) e 225 (Linha Volta Gaúcha), que classificou as vias com conceito ruim e péssimos em seu estado de conservação. Por fim, foi realizado um diagnóstico geral da rodovia, obtendo dados de composição de tráfego, além do acompanhamento dos defeitos. A partir disso, pôde-se determinar as causas das patologias sendo elas: o excesso de tráfego e carga, ineficiência ou falta de manutenção, inexistência ou ineficiência dos sistemas de drenagem e a compactação ou imprimação deficientes. | pt_BR |
dc.degree.local | Toledo | pt_BR |
dc.publisher.local | Toledo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Guilherme Alan Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Costa, Guilherme Alan Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Ramos, José Gustavo Venâncio da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Bressiani, Lucia | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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