Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bueno, Caroline Reis | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T22:55:24Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12T22:55:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BUENO, Caroline Reis. Promoção de uma visão científica sobre astronomia por meio de uma sequência didática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30366 | - |
dc.description | Acompanha: Sequência didática com temas fundamentais de astronomia | pt_BR |
dc.description.abstract | The initial objective of this study was to develop pedagogical didactic material that would contribute to the promotion of an adequate scientific view of Astronomy for students in the 9th grade of Elementary School. To this end, a Didactic Sequence (SD) was elaborated based on six themes subdivided according to the National Common Curriculum Base (BNCC). The materials were selected from research carried out in articles, websites and videos, produced and taught by professionals in the area. After the application of the SD, the qualitative research was carried out based on the answers of ten students to a guide with 24 questions, subdivided into the six themes of the BNCC. The same applied was applied before and after SD. The transcribed responses were fragmented and categorized into four different levels, inspired by the work of Adadan et al. (2010). Categorization into levels made it possible to carry out a quantitative analysis. In the comparison between before and after the SD, the data showed that the ten students involved in the research improved their level in all subjects. In this way, this research went beyond the initial objective, as it was possible to know the views of students before and after the development of DS. These results showed that the SD could be useful to be applied by other teachers who want to promote an adequate scientific view of Astronomy for Elementary School II students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Astronomy | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.title | Promoção de uma visão científica sobre astronomia por meio de uma sequência didática | pt_BR |
dc.title.alternative | Promotion of a scientific view on astronomy through a didactic sequence | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo inicial deste estudo foi desenvolver um material didático pedagógico que contribuísse na promoção de uma visão científica adequada sobre Astronomia para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tal, elaborou-se uma Sequência Didática (SD) pautando-se em seis temas subdivididas conforme a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os materiais foram selecionados a partir de pesquisas realizadas em artigos, sites e vídeos, produzidos e ministrados por profissionais da área. Após a aplicação da SD, a pesquisa qualitativa foi realizada a partir das respostas de dez estudantes a um questionário com 24 questões, subdivididas nos seis temas da BNCC. O mesmo questionário foi aplicado antes e depois da SD. As respostas transcritas foram fragmentadas e categorizadas em quatro diferentes níveis, inspirados no trabalho de Adadan et al. (2010). A categorização em níveis tornou possível que se fizesse uma análise quantitativa. Na comparação entre o antes e depois da SD, os dados mostraram que os dez estudantes envolvidos na pesquisa subiram de nível em todos os temas. Dessa forma, essa pesquisa foi além do objetivo inicial, pois foi possível conhecer a visão de estudantes antes e após o desenvolvimento da SD. Esses resultados dão indícios de que a SD poderá ser útil para ser aplicado por outros professores que queiram promover uma visão científica adequada sobre a Astronomia para os estudantes do Ensino Fundamental II. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-0010-9191 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2964774412179816 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Goya, Alcides | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Goya, Alcides | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2616-2302 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Renó, Laércio Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0883863242910941 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Figueiredo, Marcia Camilo | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-5651-5984 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8814487039461438 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
promocaovisaocientificaastronomia.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
promocaovisaocientificaastronomia_produto.pdf | 907,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons