Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBueno, Caroline Reis-
dc.date.accessioned2023-01-12T22:55:24Z-
dc.date.available2023-01-12T22:55:24Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationBUENO, Caroline Reis. Promoção de uma visão científica sobre astronomia por meio de uma sequência didática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30366-
dc.descriptionAcompanha: Sequência didática com temas fundamentais de astronomiapt_BR
dc.description.abstractThe initial objective of this study was to develop pedagogical didactic material that would contribute to the promotion of an adequate scientific view of Astronomy for students in the 9th grade of Elementary School. To this end, a Didactic Sequence (SD) was elaborated based on six themes subdivided according to the National Common Curriculum Base (BNCC). The materials were selected from research carried out in articles, websites and videos, produced and taught by professionals in the area. After the application of the SD, the qualitative research was carried out based on the answers of ten students to a guide with 24 questions, subdivided into the six themes of the BNCC. The same applied was applied before and after SD. The transcribed responses were fragmented and categorized into four different levels, inspired by the work of Adadan et al. (2010). Categorization into levels made it possible to carry out a quantitative analysis. In the comparison between before and after the SD, the data showed that the ten students involved in the research improved their level in all subjects. In this way, this research went beyond the initial objective, as it was possible to know the views of students before and after the development of DS. These results showed that the SD could be useful to be applied by other teachers who want to promote an adequate scientific view of Astronomy for Elementary School II students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titlePromoção de uma visão científica sobre astronomia por meio de uma sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativePromotion of a scientific view on astronomy through a didactic sequencept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo inicial deste estudo foi desenvolver um material didático pedagógico que contribuísse na promoção de uma visão científica adequada sobre Astronomia para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para tal, elaborou-se uma Sequência Didática (SD) pautando-se em seis temas subdivididas conforme a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Os materiais foram selecionados a partir de pesquisas realizadas em artigos, sites e vídeos, produzidos e ministrados por profissionais da área. Após a aplicação da SD, a pesquisa qualitativa foi realizada a partir das respostas de dez estudantes a um questionário com 24 questões, subdivididas nos seis temas da BNCC. O mesmo questionário foi aplicado antes e depois da SD. As respostas transcritas foram fragmentadas e categorizadas em quatro diferentes níveis, inspirados no trabalho de Adadan et al. (2010). A categorização em níveis tornou possível que se fizesse uma análise quantitativa. Na comparação entre o antes e depois da SD, os dados mostraram que os dez estudantes envolvidos na pesquisa subiram de nível em todos os temas. Dessa forma, essa pesquisa foi além do objetivo inicial, pois foi possível conhecer a visão de estudantes antes e após o desenvolvimento da SD. Esses resultados dão indícios de que a SD poderá ser útil para ser aplicado por outros professores que queiram promover uma visão científica adequada sobre a Astronomia para os estudantes do Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0010-9191pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2964774412179816pt_BR
dc.contributor.advisor1Goya, Alcides-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee1Goya, Alcides-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2616-2302pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894894747173346pt_BR
dc.contributor.referee2Renó, Laércio Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0883863242910941pt_BR
dc.contributor.referee3Figueiredo, Marcia Camilo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5651-5984pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814487039461438pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
promocaovisaocientificaastronomia.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
promocaovisaocientificaastronomia_produto.pdf907,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons