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dc.creatorDalazoana, Carla Ramires-
dc.date.accessioned2023-01-12T18:35:37Z-
dc.date.available2023-01-12T18:35:37Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.citationDALAZOANA, Carla Ramires. Sistema de bicicletas compartilhadas: estudo de caso da demanda nas estações e suas características de entorno no município de Cascavel - PR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30359-
dc.description.abstractSustainable mobility has become a significant factor in the urban planning of cities in recent years, intending to mitigate the impacts of mobility on society, among them, the increase in congestion, traffic accidents and difficulty in locomotion of the population. In this context, the bicycle-sharing systems emerge, proposing to be an option for sustainable transport. Many cities have already joined this system, as well as the city of Cascavel-PR. The implementation of this system aims to minimize the problems of urban mobility, as well as encourage the practice of physical activities, contributing to tourism and leisure sustainable. Thus, this work has as its main objective the study of this bicycle-sharing system, to identify the demand for bike-sharing systems with external characteristics that affect its use, through the development of a mathematical model obtained by the method of multiple linear regression. The results showed that the location of the stations, according to their environments, influences their use by users, it can be observed that the stations close to green areas had a more significant influence on the use of shared bicycles. With this case study, it was possible to obtain two mathematical models that make it possible to estimate the potential use of each station, providing the number of bicycles picked up and returned based on the data collected. Thus, the equations can help in planning the implementation of new stations and for studies of new systems in other regions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectCompartilhamentopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectSharingpt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.titleSistema de bicicletas compartilhadas: estudo de caso da demanda nas estações e suas características de entorno no município de Cascavel - PRpt_BR
dc.title.alternativeBicycle sharing system: demand case study of demand at the stations and their environment characteristics in the municipality of Cascavel - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA mobilidade sustentável tem se tornado um fator significativo no planejamento urbano das cidades nos últimos anos, com o intuito de amenizar os impactos enfrentados na mobilidade urbana, dentre eles, o aumento nos congestionamentos, acidentes de trânsito e dificuldade na locomoção da população. Nesse contexto surge o sistema de bicicletas compartilhadas, propondo ser uma opção de meio de transporte sustentável. Muitas cidades já aderiram a esse sistema, bem como a cidade de Cascavel-PR. A implementação desse sistema visa minimizar os problemas de mobilidade urbana, como também, incentivar a pratica de atividades físicas, contribuindo para o turismo e lazer de forma sustentável. Assim, esse trabalho tem como principal objetivo o estudo do sistema de compartilhamento de bicicletas do município de Cascavel-PR, a fim de identificar as características de entorno das estações que influenciam na sua demanda, através do desenvolvimento de um modelo matemático obtido pelo do método da regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que a localização das estações, de acordo com as suas características de entorno, influencia na sua utilização pelos usuários, pode-se observar que as estações próximas a áreas verdes apresentaram maior influência na utilização das bicicletas compartilhadas. Com esse estudo de caso foi possível obter dois modelos matemáticos que possibilitaram estimar o potencial de uso de cada estação, fornecendo o número de bicicletas retiradas e devolvidas com base nos dados coletados. Com isso, as equações podem ser utilizadas para auxiliar no planejamento de implementação de novas estações, como também para estudos de novos sistemas em outras regiões.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Feiber, Fúlvio Natercio-
dc.contributor.referee1Feiber, Fúlvio Natercio-
dc.contributor.referee2Feiber, Silmara Dias-
dc.contributor.referee3Cardoso, Sandra Magda Mattei-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
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