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Título: Estudo comparativo dos processos de soldagem MAG C e MAG M em funilaria automotiva
Título(s) alternativo(s): Comparative study of MAG C and MAG M welding processes in automotive workshops
Autor(es): Wavgenhak, Diogo Alexandre
Melo, Sebastião Vanir Correa de
Orientador(es): Silva, Carla Dantas da
Palavras-chave: Soldagem
Funilaria
Aço - Metalurgia
Welding
Tinsmithing
Steel - Metallurgy
Data do documento: 25-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: WAVGENHAK, Diogo Alexandre; MELO, Sebastião Vanir Correa de. Estudo comparativo dos processos de soldagem MAG C e MAG M em funilaria automotiva. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2022.
Resumo: O presente estudo propõe um estudo comparativo dos processos de soldagem MAG C e MAG M no ambiente automotivo. Neste contexto, o processo de soldagem MAG será utilizado para avaliar o cordão de solda em chapas de automóveis de aço carbono SAE 1020 utilizando um arame AWS A5.18 ER70S-6 de diâmetro 1,0mm para o processo MAG C e 0,8mm para o processo MAG M, com o intuito de analisar o desempenho dos dois processos através do metal base do aço e reduzir deformações na chapa. Para este estudo serão utilizadas duas amostras, uma para cada processo, de uma peça retirada de um automóvel, que serão cortadas e preparadas para serem soldadas pelos processos MAG, e em cada amostra serão definidos os parâmetros de corrente e de tensão de solda com velocidade constante. Para cada amostra soldada serão realizados ensaios por líquidos penetrantes e ensaios de dureza sucedido por uma análise microestrutural por metalografia.
Abstract: The present study proposes a comparative study of the MAG C and MAG M welding processes in the automotive environment. In this context, the MAG welding process will be used to evaluate the weld bead in SAE 1020 carbon steel car sheets using an AWS A5.18 ER70S-6 wire with a diameter of 1.0mm for the MAG C process and 0.8mm for the MAG M process, in order to analyze the performance of the two processes through the base metal of the steel and reduce deformations in the plate. For this study, two samples will be used, one for each process, of a part taken from an automobile, which will be cut and prepared to be welded by the MAG process, and in each sample the parameters of current and voltage of welding with speed will be defined. constant. For each welded sample, liquid penetrant tests and hardness tests will be carried out, followed by a microstructural analysis by metallography.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30350
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