Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3035
Título: | Possibilidades e limites de uma intervenção pedagógica pautada na metodologia da sala de aula invertida para os anos finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities and limits of a pedagogical intervention guidelined in the classroom methodology inverted for the final years of fundamental education |
Autor(es): | Almeida, Braian Lucas Camargo |
Orientador(es): | Colombo, Janecler Aparecida Amorin |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Prática de ensino Aprendizagem Estudantes do ensino fundamental Educational technology Student teaching Learning School children |
Data do documento: | 24-Nov-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | ALMEIDA, Braian Lucas Camargo. Possibilidades e limites de uma intervenção pedagógica pautada na metodologia da sala de aula invertida para os anos finais do ensino fundamental. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | Essa pesquisa apresenta os resultados da investigação sobre quais as possibilidades e quais os limites da utilização da metodologia Sala de Aula Invertida em aulas de matemática para turmas finais do Ensino Fundamental, especificamente do 8º ano, mediante a produção e aplicação de uma proposta pautada neste recurso metodológico. Nessa abordagem de ensino, também conhecida como Flipped Classroom, o aluno tem contato com a informação básica sobre o conteúdo de estudo antes da aula. Assim, amplia-se o tempo do espaço escolar para atividades práticas de compreensão e de resolução de problemas e para o atendimento personalizado do aluno. A pesquisa justificou-se devido a escassez de trabalhos relacionados a Sala de Aula Invertida, a nı́vel nacional, principalmente no ensino de Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Através das percepções dos pais, dos alunos, da equipe pedagógica e do professor pesquisador, buscou-se investigar quais as possibilidades e quais os limites que a metodologia Sala de Aula Invertida, adaptada em uma proposta e à realidade do professor, seriam mais evidenciadas. Estes resultados deram-se a partir de questionários, gravações dos encontros, folhas de registros, anotações de campo e relatórios, e foram submetidos à análise de conteúdo, conforme Bardin(2006), o que possibilitou identificar as compreensões manifestadas pelos participantes. O estudo, que teve caráter qualitativo, partiu da revisão de literatura para identificar o estado da arte sobre a temática. Após esta etapa, houve a necessidade da elaboração de uma Proposta de Aplicação da Sala de Aula Invertida (PASAI), em que tal metodologia se fizesse ativa, adaptada à realidade do professor pesquisador e aos conteúdos de equações do 1º grau, inequações do 1º grau e sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas. A PASAI baseia-se nas etapas: motivação; material online; resolução e apresentação de tarefas; resolução de desafios e diversificação das tarefas, em que cada uma delas possui estratégias que permitem a aplicação da Sala de Aula Invertida. Entre as possibilidades encontradas desta aplicação, destaca-se a participação e interesse dos alunos; o uso das videoaulas; a aprendizagem de forma colaborativa e melhor compreensão dos conteúdos através das apresentações de tarefas. Já em relação aos limites, evidencia-se a falta de maturidade de alguns alunos; o tempo de aula curto para algumas etapas e a falta de adaptação dos alunos em relação aos trabalhos online semanais como forma de avaliação. Além disso, percebeu-se que a PASAI mostra potencial adaptabilidade a outros conteúdos matemáticos, diferentes dos que foram usados durante a aplicação da proposta, devido às suas diversificadas etapas e facilidade de inclusão delas à realidade do professor, o qual possa adotar esta proposta. Espera-se que as possibilidades e limites encontrados nesta pesquisa sejam úteis para futuras aplicações desta metodologia em sala de aula. |
Abstract: | This research presents the results of the investigation about the possibilities and limits of the use of the Inverted Classroom methodology in mathematics classes for final grades of Elementary School, specifically the 8th grade, through the production and application of a proposal based on this methodological resource. In this teaching approach, also known as Flipped Classroom, the student has contact with the basic information about the study content before class. Thus, it extends the time of the school space for practical activities of understanding and solving problems and for the personalized attendance of the student. The research was justified due to the shortage of works related to the inverted classroom, at national level, mainly in the teaching of Mathematics in Elementary School and High School. Through the perceptions of the parents, students, pedagogical team and the researcher teacher, we sought to investigate the possibilities and limits that the inverted classroom methodology, adapted in a proposal and the reality of the teacher, would be more evident. These results were obtained from questionnaires, recordings of meetings, record sheets, annotations and reports, and were submitted to content analysis, according of Bardin (2006), which made it possible to identify the expressed understandings by the participants of this study. The study which had a qualitative character started from the literature review to identify the state of the art on the subject. After this stage, there was a need to elaborate a Proposal for the Application of the Inverted Classroom (PASAI), where such methodology was made active, adaptation to the reality of the researcher professor and contents of equations of the 1st grade, inequalities of the first degree and systems of equations of the first degree with two unknowns. The PASAI is based on the steps: motivation; online material; resolution and presentation of tasks; problem solving and task diversification, in which each of them has strategies that allow the flipped classroom to be applied. Among the possibilities found in this application, we highlight students’ participation and interest; the use of video classes; collaborative learning and better understanding of content through task presentations. Already regarding the limits, we evidenced the lack of maturity of some students; the short class time for some steps and the lack of adaptation of the students in relation to weekly online work as a form of evaluation. In addition, it was interesting to note that the PASAI shows potential adaptability to other mathematical contents, different from those used during an application of the proposal, due to its diversified stages and facility inclusion of them the reality of the teacher who can adopt this proposal. We hope that the possibilities and limits found in this research will be useful for future applications of this methodology in the classroom. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3035 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_PROFMAT_M_Almeida, Braian Lucas Camargo_2017.pdf | 11,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.