Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHeppner, Maria Roseli Salu dos Santos-
dc.date.accessioned2022-12-23T14:43:21Z-
dc.date.available2022-12-23T14:43:21Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.identifier.citationHEPPNER, Maria Roseli Salu dos Santos. O ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30347-
dc.descriptionAcompanha produto educacional: O ensino da supercondutividade na educação básicapt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present, develop, and discuss a proposal for teaching superconductivity content in Physics, applied in basic education. For its development, different teaching strategies were used to facilitate the teaching and learning process, relating the content with applications closer to the student's daily life. The present work is a Professional Master's research conducted in the Graduate Program in Physics Teaching at the Federal Technological University of Paraná – Campo Mourão (UTFPR­CM), in partnership with the Brazilian Society of Physics (SBF). The theoretical ­methodological framework adopted in this research was based on the Historical ­Critical Pedagogy, proposed by Dermeval Saviani, which aims to contribute to the appropriation of knowledge historically produced by humanity. With the presentation of the theme, one developed intervention research with a qualitative approach in a class in the 3rd year of high school at Colégio Estadual Presidente Castelo Branco ­ High School, Normal and Professional, belonging to the Regional Center for Education of Toledo ­ PR. In view of the activities applied, the achieved results were satisfactory since the students' involvement and assimilation of the concepts related them to the main applications of everyday life.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSupercondutividadept_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSuperconductivitypt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.titleO ensino da supercondutividade na educação básica: aspectos teóricos e práticospt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of superconductivity in basic education: theoretical and practical aspectspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva apresentar, desenvolver e discutir uma proposta para o ensino do conteúdo supercondutividade na disciplina de Física, aplicado na educação básica. Para seu desenvolvimento, foram utilizadas diferentes estratégias de ensino como meio de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, relacionando o conteúdo com aplicações mais próximas do cotidiano do educando. Esta é uma pesquisa de Mestrado Profissional, conduzida no Programa de Pós ­Graduação em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão (UTFPRCM), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). O referencial teórico metodológico adotado nesta pesquisa teve por base a Pedagogia Histórico – Crítica, proposta por Dermeval Saviani, que objetiva contribuir para apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Com a apresentação do tema, desenvolveu-­se pesquisa ­intervenção de abordagem qualitativa em uma turma do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco ­Ensino Médio, Normal e Profissional, pertencente ao Núcleo Regional de Educação de Toledo – PR. Diante das atividades aplicadas, pode-­se afirmar que os resultados alcançados foram satisfatórios, uma vez que houve envolvimento dos alunos e assimilação dos conceitos, relacionando-­os com as principais aplicações do cotidiano.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8883-5325pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110895078120756pt_BR
dc.contributor.advisor1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee1Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee3Zadorosny, Rafael-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2419-2049pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913351251148957pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
supercondutividadeeducacaobasica.pdf5,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
supercondutividadeeducacaobasica_produto.pdf631,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons