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Título: Metodologias ativas no ensino de língua inglesa: autonomia e criticidade no livro didático
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in english language teaching: autonomy and criticity in the textbook
Autor(es): Palavicini, Jonathan Luiz
Orientador(es): Silva, Susiele Machry da
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Aprendizagem ativa
Livros didáticos
Língua inglesa
Teaching - Methodology
Active learning
Textbooks
English language
Data do documento: 6-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PALAVICINI, Jonathan Luiz. Metodologias ativas no ensino de língua inglesa: autonomia e criticidade no livro didático. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: As Metodologias de Aprendizagem Ativa (MAA) visam colocar o aprendiz no centro do processo de ensino-aprendizagem, a partir de problemas e situações reais, posicionando o professor como orientador e facilitador. Diante disso, a proposta deste trabalho é analisar e refletir como o livro didático de língua inglesa Way to English – for Brazilian Learners, em uso pela rede estadual do Paraná de 2020 até 2023, oportuniza atividades com MAA, proporcionando momentos de autonomia e criticidade para o aluno. A pesquisa tem caráter bibliográfico e exploratório, levando em conta a necessidade de embasamento e identificação de situações alinhadas ao tema proposto. Para a análise, foi escolhido o livro didático Way to English – for Brazilian Learners, da editora ática, 2ª edição, do 9º ano do ensino fundamental. A escolha da obra para esta faixa etária se justifica pelo entendimento de que os alunos, nesta etapa, conseguem demonstrar com mais vigor o senso crítico e posicionamento autônomo em sala de aula. Ademais, conta também o fato de constar nos materiais didáticos temáticas pertinentes que devem provocar o aluno a se manifestar, em virtude da identificação e aderência com os temas. A intenção é verificar se e como o livro didático, alinhado às atuais propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresenta atividades que possam desenvolver a autonomia e a criticidade do aluno por meio de MAA. Além disso, o trabalho aponta sugestões para a utilização das MAA, a partir das propostas do livro didático no ensino de língua inglesa. A pesquisa, embasada nos pressupostos teóricos da chamada condição Pós-Método (KUMARAVADIVELU, 1994, 2003; SILVA, 2019) e no ensino crítico (FREIRE, 2021; LEFFA; IRALA, 2014; MEDEIROS, 2014; RICHARDS; RODGERS, 1986), é legitimada pela constatação da importância de uma participação maior do aluno na construção de seu próprio conhecimento, que com metodologias impulsionadoras, tem oportunidades de expor seu ponto de vista mais ativamente perante o conteúdo apresentado, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para sua transição para o ensino médio e, futuramente, para o mercado de trabalho. Ao investigar, no livro didático, temáticas e possibilidades para o professor propor em sala, discute-se de que forma estas propostas poderiam incentivar o aluno na construção de mais criticidade, com o auxílio de metodologias ativas. Nesse sentido, pelos resultados obtidos a partir da análise empreendida é possível concluir que o livro em questão contempla propostas que incitam a participação do aluno para a construção conjunta de conhecimentos, além de atividades que consentem com ações que colocam o aluno no centro do processo de seu próprio aprendizado, proporcionando uma participação autônoma e crítica.
Abstract: The Active Learning Methodologies (ALM) aim to place the learner at the center of the teaching-learning process based on actual problems and situations, positioning the teacher as an advisor and facilitator. Therefore, this work aims to analyze and reflect on how the English textbook Way to English – for Brazilian Learners, used by the Paraná state network from 2020 to 2023, provides opportunities for activities with MAA, providing moments of autonomy and criticality for the student. The research has a bibliographic and exploratory character, considering the need for foundation and identification of situations aligned with the proposed theme. For the analysis, the textbook Way to English – for Brazilian Learners, by the publisher Attica, 2nd edition, for the 9th year of elementary school, was chosen. The choice of work for this age group is justified by the understanding that students, at this stage, can demonstrate more vigorously their critical sense and autonomous positioning in the classroom. In addition, it also counts that relevant thematics are included in the teaching materials that should provoke the student to express themselves due to the identification and adherence to the themes. The intention is to verify if and how the textbook, in line with the current proposals of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), presents activities that can develop student autonomy and criticality through MAA. In addition, the work points out suggestions for using MAA, based on the textbook proposals, in teaching English. The research is based on the theoretical assumptions of the so-called Post-Method condition (KUMARAVADIVELU, 1994, 2003; SILVA, 2019) and critical teaching (FREIRE, 2021; LEFFA; IRALA, 2014; MEDEIROS, 2014; RICHARDS; RODGERS, 1986) is validated for the realization of the importance of greater participation of the student in the construction of their knowledge, who with driving methodologies, have opportunities to expose their point of view more actively in the face of the presented content. Thus, developing skills and competencies necessary for their transition to high school and, in the future, to the job market. When investigating the textbook themes and possibilities for the teacher to propose in the classroom, it is discussed how these proposals could encourage the student to build more criticality with the help of active methodologies. In that regard, from the results obtained from the analysis undertaken, it is possible to conclude that the book in question includes proposals that encourage student participation in the joint construction of knowledge as well as activities that consent to actions that place the students at the center of their learning process, providing autonomous and critical participation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30340
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