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dc.creatorSilva, Emerson John Vieira da-
dc.date.accessioned2022-12-20T19:18:16Z-
dc.date.available2022-12-20T19:18:16Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson John Vieira da. Instrumentação de motores a diesel de grande porte para medição da temperatura de mancais do virabrequim. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30331-
dc.description.abstractMany large diesel engines are used in the most diverse fields of activities, such as: Railways, ships, oil platforms, mining and agriculture. Many of these engines that are active in Brazil are old and do not have embedded telemetry technology. This study demonstrates the design, development and implementation of a bearing temperature measurement system for a railway diesel engine. A transducer with twenty-four digital sensors was developed, as well as a system for the acquisition and analysis of these data. The entire system has been designed to suit use on locomotives. A system in operation was installed and analyzed and the results showed that the instrumentation techniques used allow monitoring, in a precise way, the temperature of the bearings of an old diesel engine, without affecting its operation. Due to the characteristics of the developed system, it is possible to obtain a large volume of engine temperature data and, from this collected information, perform analysis of wear and engine malfunctions in real time. In addition to the data acquisition system, the system has a supervisory module that generates alarms in case of engine failure identification. In addition, the system also assists in planning preventive and predictive maintenance, reducing downtime. This work was based on an existing system, based on a FBG sensor. It was possible to observe that the two measurement systems (optical and electronic) have similar results, and that the system provided here meets the application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMotores a dieselpt_BR
dc.subjectControle de temperatura - Mediçãopt_BR
dc.subjectLocomotivas diesel - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectMancais lisos (Máquinas)pt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectTransdutorespt_BR
dc.subjectRolamentospt_BR
dc.subjectDiesel motorpt_BR
dc.subjectTemperature control - Measurementpt_BR
dc.subjectDiesel locomotives - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectPlain bearings (Machinery)pt_BR
dc.subjectLubrication and lubricantspt_BR
dc.subjectTransducerspt_BR
dc.subjectBearings (Machinery)pt_BR
dc.titleInstrumentação de motores a diesel de grande porte para medição da temperatura de mancais do virabrequimpt_BR
dc.title.alternativeInstrumentation of large diesel engines for measuring the temperature of crankshaft bearingspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoMuitos motores diesel de grande porte são empregados nos mais diversos ramos de atividades, como por exemplo: Ferrovias, navios, plataformas de petróleo, mineração e agricultura. Muitos destes motores que estão ativos no Brasil são antigos e não possuem tecnologia de telemetria embarcada. Este estudo demonstra o projeto, desenvolvimento e implantação de um sistema de medição de temperatura dos mancais para motor diesel ferroviário. Foi desenvolvido um transdutor com vinte e quatro sensores digitais, e também um sistema para aquisição e análises destes dados. Todo o sistema foi projetado para adequar-se ao uso em locomotivas. Foi instalado e analisado um sistema em operação e os resultados demonstraram que as técnicas de instrumentação utilizadas permitem monitorar, de forma precisa, a temperatura dos mancais de um motor a diesel antigo, sem afetar seu funcionamento. Devido às características do sistema desenvolvido, é possível obter um grande volume de dados de temperatura do motor e a partir dessas informações coletadas, realizar análises de desgastes e mal funcionamento do motor em tempo real. Além do sistema de aquisição de dados o sistema possui um módulo supervisório que gera alarmes em caso de identificação de falha no motor. Além disso, o sistema também auxilia no planejamento das manutenções preventiva e preditiva, reduzindo o tempo de máquina parada. Este trabalho teve como base um sistema já existente, baseado em sensor de Rede de Bragg em fibra óptica (FBG). Foi possível observar que os dois sistemas de medição (óptico e eletrônico), possuem resultados semelhantes, e que o sistema aqui disposto, atende a aplicação.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9496-7014pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1334322003338395pt_BR
dc.contributor.advisor1Martelli, Cicero-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0408-7847pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9188974272555318pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jean Carlos Cardozo da-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2310-9159pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9949032159595994pt_BR
dc.contributor.referee1Martelli, Cicero-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0408-7847pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9188974272555318pt_BR
dc.contributor.referee2Mezzadri, Felipe-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1050-4144pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7033825328882100pt_BR
dc.contributor.referee3Dutra, Guilherme-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2612-651Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390291980150216pt_BR
dc.contributor.referee4Dreyer, Uilian José-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9720-4410pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6015434912116988pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

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