Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30331
Título: | Instrumentação de motores a diesel de grande porte para medição da temperatura de mancais do virabrequim |
Título(s) alternativo(s): | Instrumentation of large diesel engines for measuring the temperature of crankshaft bearings |
Autor(es): | Silva, Emerson John Vieira da |
Orientador(es): | Martelli, Cicero |
Palavras-chave: | Motores a diesel Controle de temperatura - Medição Locomotivas diesel - Manutenção e reparos Mancais lisos (Máquinas) Lubrificação e lubrificantes Transdutores Rolamentos Diesel motor Temperature control - Measurement Diesel locomotives - Maintenance and repair Plain bearings (Machinery) Lubrication and lubricants Transducers Bearings (Machinery) |
Data do documento: | 11-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Emerson John Vieira da. Instrumentação de motores a diesel de grande porte para medição da temperatura de mancais do virabrequim. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Muitos motores diesel de grande porte são empregados nos mais diversos ramos de atividades, como por exemplo: Ferrovias, navios, plataformas de petróleo, mineração e agricultura. Muitos destes motores que estão ativos no Brasil são antigos e não possuem tecnologia de telemetria embarcada. Este estudo demonstra o projeto, desenvolvimento e implantação de um sistema de medição de temperatura dos mancais para motor diesel ferroviário. Foi desenvolvido um transdutor com vinte e quatro sensores digitais, e também um sistema para aquisição e análises destes dados. Todo o sistema foi projetado para adequar-se ao uso em locomotivas. Foi instalado e analisado um sistema em operação e os resultados demonstraram que as técnicas de instrumentação utilizadas permitem monitorar, de forma precisa, a temperatura dos mancais de um motor a diesel antigo, sem afetar seu funcionamento. Devido às características do sistema desenvolvido, é possível obter um grande volume de dados de temperatura do motor e a partir dessas informações coletadas, realizar análises de desgastes e mal funcionamento do motor em tempo real. Além do sistema de aquisição de dados o sistema possui um módulo supervisório que gera alarmes em caso de identificação de falha no motor. Além disso, o sistema também auxilia no planejamento das manutenções preventiva e preditiva, reduzindo o tempo de máquina parada. Este trabalho teve como base um sistema já existente, baseado em sensor de Rede de Bragg em fibra óptica (FBG). Foi possível observar que os dois sistemas de medição (óptico e eletrônico), possuem resultados semelhantes, e que o sistema aqui disposto, atende a aplicação. |
Abstract: | Many large diesel engines are used in the most diverse fields of activities, such as: Railways, ships, oil platforms, mining and agriculture. Many of these engines that are active in Brazil are old and do not have embedded telemetry technology. This study demonstrates the design, development and implementation of a bearing temperature measurement system for a railway diesel engine. A transducer with twenty-four digital sensors was developed, as well as a system for the acquisition and analysis of these data. The entire system has been designed to suit use on locomotives. A system in operation was installed and analyzed and the results showed that the instrumentation techniques used allow monitoring, in a precise way, the temperature of the bearings of an old diesel engine, without affecting its operation. Due to the characteristics of the developed system, it is possible to obtain a large volume of engine temperature data and, from this collected information, perform analysis of wear and engine malfunctions in real time. In addition to the data acquisition system, the system has a supervisory module that generates alarms in case of engine failure identification. In addition, the system also assists in planning preventive and predictive maintenance, reducing downtime. This work was based on an existing system, based on a FBG sensor. It was possible to observe that the two measurement systems (optical and electronic) have similar results, and that the system provided here meets the application. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30331 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
instrumentacaomotoresdieselvirabrequim.pdf | 22,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons