Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30326
Título: | A resolução de problemas matemáticos sob diferentes perspectivas: um olhar para a resolução de problemas geométricos |
Título(s) alternativo(s): | Solving mathematical problems from different perspectives: a look at solving geometric problems |
Autor(es): | Silva, Stenio Rocha |
Orientador(es): | Antunes, Leandro |
Palavras-chave: | Lógica Heurística Intuição Geometria - Problemas, questões, exercícios Logic Heuristic Intuition Geometry - Problems, exercises, etc |
Data do documento: | 21-Out-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | SILVA, Stenio Rocha. A resolução de problemas matemáticos sob diferentes perspectivas: um olhar para a resolução de problemas geométricos. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2022. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é buscar estratégias, metodologias, técnicas, entre outros elementos, visando o ensino e aprendizagem através da resolução de problemas geométricos. A revisão bibliográfica orientou-se no trabalho de matemáticos envolvidos diretamente com a resolução de problemas e que participaram e contribuíram em Círculos Matemáticos ou Olimpíadas de Matemática, resgatando suas experiências e experimentos. A pesquisa apresentou uma resolução de problemas recheada de técnicas lógicas e pontuadas pelo rigor matemático, por um lado, mas revelou forte contribuição de estratégias psicológicas, atitudes mentais, intuitivas e inventivas. Propõe-se um conjunto de atividades como ferramenta inicial no sentido de que professores descubram e incentivem seus alunos a encontrarem seus potenciais mentais para resolução de problemas. |
Abstract: | The objective of this work is to look for strategies, methodologies, techniques, among other elements, aiming at teaching and learning through the resolution of geometric problems. The literature review was guided by the work of mathematicians directly involved with problem sol ving and who participated and contributed in Mathematical Circles or Mathematics Olympiads, rescuing their experiences and experiments. The research presented a problem solving filled with logical techniques and punctuated by mathematical rigor, on the one hand, but revealed a strong contribution of psychological strategies, mental attitudes, intuitive and inventive. A set of activities are proposed as an initial tool for teachers to discover and encourage their students to find their mental potential for problem solving. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30326 |
Aparece nas coleções: | TD - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
resolucaoproblemasdiferentesperspectivas.pdf | 449,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons