Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBassani, Fernanda-
dc.date.accessioned2022-12-19T16:13:15Z-
dc.date.available2022-12-19T16:13:15Z-
dc.date.issued2022-08-15-
dc.identifier.citationBASSANI, Fernanda. A eletricidade nas aulas de física: a elaboração de material didático e interativo para o ensino superior. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30317-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Elabore seu vídeo interativo no H5Ppt_BR
dc.description.abstractInformation and communication technologies have arrived in many spaces, including classrooms and adaptation in the teaching and learning process is necessary. The objective of this research is to develop and apply a material with interactive didactic content from the H5P tool, and to provide a user manual for the tool for teachers and content creators. The use of digital teaching materials for teachers was already a growing need and with the 2020 pandemic there was an emergency regarding their use. H5P is a plugin that allows the creation and sharing of digital and interactive content on the network; It is free and accessible to the user, and the material built can be made available on the tool's website or inserted into several other platforms such as WordPress, Canvas and Moodle. This tool was used in three higher education classes that have in their curriculum the discipline of Physics and related to the content of electricity and its use potentiated the significant learning of the students since it provided greater student interaction with the content and their role in the construction of the knowledge. With the manual prepared here and made available on a webpage in ebook format, every teacher and content creator will be able to develop digital teaching materials related to their discipline and can apply with their students both in person and at a distance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectMultímidia interativapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectElectricitypt_BR
dc.subjectInteractive multimediapt_BR
dc.titleA eletricidade nas aulas de física: a elaboração de material didático e interativo para o ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeElectricity in physics classes: the development of interactive material for higher educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias da informação e comunicação chegaram em muitos espaços, inclusive nas salas de aula e a adequação no processo de ensino e aprendizagem é necessário. O objetivo desta pesquisa é elaborar e aplicar um material com conteúdo didático interativo a partir da ferramenta H5P, e disponibilizar um manual de utilização da ferramenta para professores e criadores de conteúdo. A utilização de materiais didáticos digitais para professores já era uma necessidade crescente e com a pandemia de 2020 houve uma emergência em relação ao seu uso. O H5P é um plugin que permite a criação e o compartilhamento de conteúdos digitais e interativos na rede; é gratuito e de uso acessível ao usuário, além disso o material construído pode ser disponibilizado no site da própria ferramenta ou inserido em diversas outras plataformas como WordPress, Canvas e Moodle. Essa ferramenta foi utilizada em três turmas de ensino superior que possuem em sua grade a disciplina de Física e relacionada ao conteúdo de eletricidade e seu uso potencializou a aprendizagem significativa dos alunos já que proporcionou maior interação do aluno com o conteúdo e seu protagonismo na construção do conhecimento. Com o manual elaborado aqui e disponibilizado em uma página da Web em formato de ebook, todo professor e criador de conteúdo poderá elaborar materiais didáticos digitais referentes à sua disciplina e poderá aplicar com seus alunos tanto na forma presencial como a distância.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0352-5764pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9060560137494066pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee3Delben, Guilherme Jurkevicz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9621-1050pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674388514483380pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicamaterialdidaticointerativo.pdf4,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
fisicamaterialdidaticointerativo_produto.pdf2,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons