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Título: Educação ambiental no ensino superior: uma proposta para discutir mudanças climáticas na perspectiva da geopolítica
Título(s) alternativo(s): Environmental education in higher education: a proposal to discuss climate change from a geopolitics perspective
Autor(es): Bueno, Pedro Henrique
Orientador(es): Morais, Josmaria Lopes de
Palavras-chave: Mudanças climáticas
Congressos e convenções
Educação ambiental - Educação (Superior)
Análise do diálogo
Geopolítica
Climatic changes
Congresses and conventions
Environmental education - Education (Higher)
Dialogue analysis
Geopolitics
Data do documento: 20-Set-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUENO, Pedro Henrique. Educação ambiental no ensino superior: uma proposta para discutir mudanças climáticas na perspectiva da geopolítica . 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Com o propósito de contribuir com o campo educacional, ajudando a promover um espaço de diálogo no meio acadêmico, trouxemos a Educação Ambiental para discutir as Mudanças Climáticas (MC) no cenário Geopolítico. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar a produção de diálogos mobilizados durante um curso de extensão remoto em Educação Ambiental desenvolvido para acadêmicos e egressos em Licenciatura de uma universidade pública. Esta pesquisa utilizou o grupo focal como principal instrumento de coleta de dados. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa, do tipo exploratória descritiva. Os dados foram construídos a partir da transcrição dos diálogos (grupos focais), questionários e diário de bordo do pesquisador. O processo de análise utilizado foi a Análise Textual Discursiva (ATD), tendo sido formadas três categorias que dizem respeito ao entendimento dos participantes sobre MC, suas causas, consequências e responsabilidades relacionadas com a crise atual. A percepção dos participantes de que o consumo desenfreado é a principal causa das MC vem ao encontro dos apontamentos apresentados nos relatórios do IPCC (2021), que descreve que a crise sistêmica ambiental gira em torno de várias ações deflagradas pelo homem, principalmente os padrões exacerbados de consumo. Em relação aos discursos dos participantes, as MC podem ser identificadas, principalmente, em contexto local com situações relacionadas com crise da água, incêndios e outras. Os participantes também atribuíram o combate às MC como sendo de responsabilidade do Estado, da universidade e da sociedade. Durante a realização do grupo focal não houve manifestações que demonstrassem um entendimento da importância das questões geopolíticas para o combate dos impactos da MC, o que nos levou a apontar a necessidade de incluir uma formação mais ampla na graduação, visando uma formação que considere, além da dimensão científica, também as questões socioambientais, políticas e geopolíticas. Por tratar-se de uma pesquisa realizada em um Programa de Mestrado Profissional, o curso de extensão realizado foi avaliado pelos participantes mediante preenchimento de um questionário e analisado por ATD e pelo pesquisador. O curso foi avaliado pelos participantes como sendo uma experiência positiva, com destaque para a oportunidade e liberdade de diálogos, além da relevância do assunto na atualidade. Concluímos que quando a universidade promove o diálogo e o debate, os acadêmicos que ali estudam têm a possibilidade de apropriar-se dos temas e refletir a respeito de suas práticas. Como contribuição dessa dissertação foi elaborada uma proposta de oficina, na forma de um e-book, para nortear ações educativas que tenham o potencial de promover um espaço de diálogo no meio acadêmico.
Abstract: To contribute to the educational field, helping to promote a space for dialogue in the academic area we have brought Environmental Education to discuss Climate Change (CC) in the Geopolitical scenario. The purpose of the research was to investigate the production of dialogues that were mobilized during the implementation of a remote extension course in Environmental Education developed for undergraduate students and graduates of a public university. This research was developed used the focus group as the main instrument of data collection. The methodological approach was of a qualitative nature, of exploratory descriptive type. The data were compiled from the transcription of the dialogues (focus groups), questionnaires, and a journal of the researcher. The analysis process used was the Textual Discourse Analysis (TDA), and three categories were formed regarding the understanding of the participants about CC, its causes, consequences, and responsibilities related to the current crisis. The perception of the participants that uncontrolled consumption is the main cause of CC comes to be in accordance with the notes presented in the IPCC reports (2021), which describes that the environmental systemic crisis revolves around various actions triggered by men, especially the exacerbated patterns of consumption. In relation to the participants’ speeches, the climate changes can be identified especially in local contexts with situations related to water crisis, fires, and others. The participants also attributed the fight against CC as being the responsibility of the state, the university, and society. During the focus group, there were no manifestations that showed an understanding of the importance of geopolitical issues to combat the impacts of CC, which led us to point out the need to include a broader training in the undergraduate course, aiming at a training that considers, besides the scientific dimension, also the sócio-environmental, political, and geopolitical issues. As this is research conducted in a Professional Master’s Program, the extension course was evaluated by the participants by filling out a questionnaire and analyzed by DTA and the researcher. According to the participants the course was considered a positive experience, highlighting the opportunity and freedom of dialogues, as well as the relevance of the subject matter nowadays. Our conclusion is that when the university promotes dialogue and debate, the academics who study there could take ownership of the themes and reflect on their practices. As a contribution to this dissertation, a workshop project was developed, in the format of an e-book, to guide educational actions that have the potential to promote a space for dialogue in the academic environment.
Descrição: Acompanha: Mudanças climáticas na dimensão da geopolítica ambiental: uma proposta de oficina para promover o diálogo no meio acadêmico
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30313
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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