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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Gabriel Gonçalves-
dc.date.accessioned2018-03-27T12:59:03Z-
dc.date.available2018-03-27T12:59:03Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.identifier.citationFREIRE, Gabriel Gonçalves. Vida longa aos jogos tradicionais: preservação cultural a partir dos sentidos atribuídos pelas crianças. 2017. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3030-
dc.descriptionAcompanha: Vida longa aos jogos tradicionais: o site; Vida longa aos jogos tradicionais: sistematização de conteúdo para Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.description.abstractIn the studies about the Traditional Games as cultural heritages of humanity, it is necessary to recognize that their permanence in society is also favored by the senses and interpretations that the children themselves collectively attribute during their experiences. As a result of the need for studies that value the role played by children in the maintenance of traditional games in contemporary society, the problem of this research has arisen: what are the meanings attributed by children to traditional games today, considering the way they interpret such manifestations and symbolic exchanges between them?. The purpose of this study was to identify the meanings attributed by children to the traditional games taught in Physical Education classes for a fifth grade class in 2016 in the city of Cambé-PR. It was an investigation with predominance in the qualitative approach, in which the characteristics of three typologies of research, descriptive, case study and ethnographic were correlated. The main instrument for collecting information was the participant observation promoted by the researcher (the class teacher himself), allied with three other instruments: field diary, images and student productions. Through the analysis of the relationships, interpretations and symbolic exchanges between the study participants, two meanings attributed to traditional games were identified: competition and exploration. The identification of these meanings revealed a certain world view of children about such manifestations. Thus, it is not possible to look at the cultural preservation of traditional games only with the "laurels of the past", specifically in teaching situations in Physical Education classes. Therefore, in future educational processes, it is essential to value children, recognizing them as social actors that interfere in the way traditional games will be learned and maintained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos infantispt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectInteração social na infânciapt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectSocial interaction in childrenpt_BR
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.titleVida longa aos jogos tradicionais: preservação cultural a partir dos sentidos atribuídos pelas criançaspt_BR
dc.title.alternativeLong life to traditional games: cultural preservation from the meanings attributed by childrenpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNos estudos a respeito dos Jogos Tradicionais como patrimônios culturais da humanidade, é preciso reconhecer que a permanência deles na sociedade é favorecida também pelos sentidos e interpretações que as próprias crianças, coletivamente, atribuem durante suas vivências. Em decorrência da necessidade de estudos que valorize o papel promovido pelas crianças na manutenção dos jogos tradicionais na sociedade contemporânea, surgiu o problema dessa investigação: quais os sentidos atribuídos pelas crianças aos jogos tradicionais atualmente, considerando a forma como interpretam tais manifestações e as trocas simbólicas efetivadas entre elas?. O estudo teve como objetivo geral a identificação dos sentidos atribuídos pelas crianças aos jogos tradicionais ensinados em aulas de Educação Física para uma turma de quinto ano do ensino fundamental, em 2016, na cidade de Cambé-PR. Tratou-se de uma investigação com predomínio na abordagem qualitativa, em que se correlacionaram características de três tipologias de pesquisa, a descritiva, estudo de caso e etnográfica. O principal instrumento de coleta das informações foi à observação participante promovida pelo investigador (próprio professor da turma), aliada com outros três instrumentos: diário de campo, imagens e produções estudantis. Pela análise das relações, interpretações e trocas simbólicas efetivadas entre os participantes do estudo, identificaram-se dois sentidos atribuídos aos jogos tradicionais: competição e exploração. A identificação desses sentidos revelou certa visão de mundo das crianças sobre tais manifestações. Assim, não é possível olhar para a preservação cultural dos jogos tradicionais apenas com os “louros do passado”, especificamente em situação de ensino nas aulas de Educação Física. Por conseguinte, nos processos educativos futuros, é imprescindível a valorização das crianças, reconhecendo-as como atores sociais que interferem no modo como os jogos tradicionais serão aprendidos e mantidos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7328633673231161pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee2Palma, José Augusto Victória-
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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