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dc.creatorPereira, Lorena Vedovato de Almeida-
dc.date.accessioned2022-12-14T17:51:33Z-
dc.date.available2022-12-14T17:51:33Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.identifier.citationPEREIRA, Lorena Vedovato de Almeida. O desenvolvimento da inteligência artificial (SINTA) como ferramenta de auxílio para os profissionais da psicologia: avaliando docentes do ensino superior. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30300-
dc.description.abstractTechnology in a disruptive way is changing all scientific scenarios and professional performances. Therefore, in addition to understanding the relationships of phenomena, and how they are slightly interconnected, contemporary sciences and professions must apply their knowledge in the most diverse technologies, with the aim of making them more applicable and cohesive. In this sense, artificial intelligence presents itself as an instrument that can assist in the performance in the world of work. The relationship of different characteristics of the human personality, and the functioning of the mind, are studied and measured by Psychology, which, like other sciences, seeks technology as a subterfuge to articulate more assertive tools and make the performance more consolidated. Faced with the phenomena of Artificial Intelligence and Psychology, the present work seeks to understand how the use of Artificial Intelligence can actively help in the praxis of Psychologists. Especially, in this work, the expert system SINTA is used, to present spheres of the measurement of anxiety, as well as the resulting factor of the evaluation. It is then sought to reduce human interference to ensure a more accurate process and highlight the relevance of the use of AI Technology in favor of the practice of Psychologist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia - Aplicações científicaspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectPsicologia - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTestes psicológicospt_BR
dc.subjectAvaliação do comportamentopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectTechnology - Scientific applicationspt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectPsychology - Evaluationpt_BR
dc.subjectPsychological testspt_BR
dc.subjectBehavioral assessmentpt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.titleO desenvolvimento da inteligência artificial (SINTA) como ferramenta de auxílio para os profissionais da psicologia: avaliando docentes do ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe development of artificial intelligence (SINTA) as a help tool for psychology professionals: assessing higher education teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA tecnologia de maneira disruptiva está modificando todos os cenários científicos e atuações profissionais. Por isso, além de compreender as relações dos fenômenos e como estão ligeiramente interligados, as ciências e profissões coetâneas devem aplicar os seus conhecimentos nas mais diversas tecnologias, com o objetivo de torná- las mais aplicáveis e coesas. Nesse sentido, a Inteligência Artificial se apresenta como um instrumento que pode auxiliar na atuação no mundo do trabalho. A relação entre características diversas da personalidade humana e do funcionamento da mente são estudadas e mensuradas pela Psicologia, que, assim como outras ciências, busca a tecnologia como subterfúgio para articular ferramentas mais assertivas e tornar a atuação mais consolidada. Diante dos fenômenos da Inteligência Artificial e da Psicologia, o presente trabalho procura compreender como a utilização da Inteligência Artificial pode auxiliar de maneira ativa na práxis de Psicólogos. Especialmente, neste trabalho, utiliza-se do sistema especialista SINTA, para apresentar esferas da mensuração da ansiedade, bem como o fator resultante da avaliação. Busca-se então, diminuir a interferência humana para garantir um processo mais preciso e evidenciar a relevância da utilização da tecnologia IA a favor da prática dos psicólogos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5490-4740pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5049073248146506pt_BR
dc.contributor.advisor1Bassan, Julio Cesar-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6910-9077pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1013760279588814pt_BR
dc.contributor.referee1Bassan, Julio Cesar-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6910-9077pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1013760279588814pt_BR
dc.contributor.referee2Shmeil, Marcos Augusto Hochuli-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2832-2744pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9063492271299641pt_BR
dc.contributor.referee3Faria, Rubens Alexandre de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3343221563536802pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Biomédicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Biomédicapt_BR
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