Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30269
Título: | A organização do ensino de números inteiros utilizando o RPG: um olhar a partir da atividade orientadora de ensino |
Título(s) alternativo(s): | The organization of the teaching of integers numbers using the RPG: a look from the guiding activity of teaching |
Autor(es): | Silva, Renata Aparecida da |
Orientador(es): | Panossian, Maria Lucia |
Palavras-chave: | Matemática - Conhecimentos e aprendizagem Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Jogos de fantasia Mathematics - Knowledge and learning Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Fantasy games |
Data do documento: | 21-Jun-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Renata Aparecida da. A organização do ensino de números inteiros utilizando o RPG: um olhar a partir da atividade orientadora de ensino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Com base nos princípios da Atividade Orientadora de Ensino, este trabalho tem por objetivo elaborar e analisar uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem sobre a introdução de números inteiros, considerando elementos de seu movimento histórico e lógico. Para elaboração e análise da situação pensada para o ensino remoto e organizada no formato RPG, fez-se necessário estudar o movimento histórico-lógico do conceito de números inteiros buscando contemplar a necessidade e os nexos conceituais deste conceito na situação de ensino. Como alguns dos nexos dos números inteiros foram considerados: a representação de quantidades positivas e negativas, anulamento, existência do zero e do elemento oposto. A análise da situação elaborada conta com os elementos do histórico e lógico dos números inteiros e das percepções da pesquisadora sobre a situação, apresentando possíveis encaminhamentos para o processo de ensino. Ao fim da pesquisa, foi possível constatar que a situação criada mostrouse um potencial recurso para professores e, com a intenção de divulgá-la e disponibilizar as análises realizadas, foi elaborado um Recurso Educacional Aberto com a síntese do movimento objetivado neste trabalho. |
Abstract: | Based on the principles of the Teaching Guiding Activity, this work aims to elaborate and analyze a Learning Triggering Situation on the introduction of integers numbers, considering elements of its historical and logical movement. For elaboration and analysis of the situation designed for remote teaching and organized in RPG format, it was necessary to study the historical-logical movement of the concept of whole numbers seeking to contemplate the need and essential relationships of this concept in the teaching situation. As some of the essential relationships of integers numbers were considered: the representation of positive and negative quantities, cancellation, existence of zero and the opposite element. The analysis of the elaborate situation relies on the historical and logical elements of the integers numbers and the perceptions of the researcher about the situation, presenting possible referrals to the teaching process. At the end of the research, it was possible to verify that the created situation proved to be a potential resource for teachers and, with the intention of divulge it and making available the analyses performed, an Open Educational Resource was elaborated with the synthesis of the movement objectified in this work. |
Descrição: | Acompanha: Guia didático: RPG e o ensino de números inteiros |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30269 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
numerosinteirosatividadeorientadora.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
numerosinteirosatividadeorientadora_produto.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons