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Título: Uma plataforma baseada em jogo sério para medição da adesão ao tratamento oncológico em crianças
Autor(es): Rosa, Renan Cleverson Laureano Flor da
Orientador(es): Damasceno, Eduardo Filgueiras
Palavras-chave: Oncologia
Aplicativos móveis
Câncer - Tratamento
Oncology
Mobile apps
Cancer - Treatment
Data do documento: 16-Abr-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ROSA, Renan Cleverson Laureano Flor da. Uma plataforma baseada em jogo sério para medição da adesão ao tratamento oncológico em crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.
Resumo: O câncer é uma das maiores causas de mortes do mundo moderno. As crianças são mais vulneráveis pela falta de habilidade de expressar e relatar seus sintomas. A doença traz consigo diversos obstáculos, principalmente psicológicos, que podem afetar a adesão da criança ao tratamento do câncer, que é fundamental para sua cura. Contudo, administrar essa questão pode ser um desafio aos psicólogos e psicoterapeutas. Este trabalho tem como proposta investigar técnicas computacionais que possibilitem um sistema realizar a captura de interações em um jogo sério a fim de gerar informações, as quais podem ser utilizada como uma ferramenta aos psicólogos e psicoterapeutas da oncologia infantil para o auxílio na observação e na medição da adesão ao tratamento. Atualmente diversos jogos sérios têm sido desenvolvido para sanar problemas da saúde, como, obesidade, diabetes, câncer e outras doenças. Contudo ainda não há uma plataforma agregada á um jogo sério que venha auxiliar a especialistas da psicologia nas aferições médicas, como por exemplo, medição da adesão ao tratamento e o acompanhamento geral do tratamento. Por este motivo, foi idealizada uma plataforma a partir de trabalhos relacionados que sanasse essa carência. Desta forma o presente trabalho contribui a informática aplicada à saúde por meio de uma plataforma ainda não existente. Por meio da avaliação com usuários foi observado que: A plataforma apresentada pode servir de auxílio às observações dos psicoterapeutas e às análises de adesão ao tratamento do paciente. Para comprovar estas afirmações foram usados dois protocolos de avaliação de interface, o Mobile App Rating Scale utilizado para avaliação de aplicações móveis e o System Usability Scale usada para sistemas WEB. Assim, este projeto apresenta uma ferramenta de apoio ao terapeuta; trazendo dados encobertos, que apoiam a descoberta de comportamentos escondidos e comportamentos recorrentes, fornecendo uma informação relevante sobre o estado emocional da criança frente à adesão ao tratamento proposto.
Abstract: Cancer is one of the biggest causes of death in the modern world. Children are most vulnerable due to their inability to express and report their symptoms. The disease brings with it several obstacles, mainly psychological, that can affect the child's adherence to cancer treatment, which is fundamental for its cure. However, managing this issue can be a challenge for psychologists and psychotherapists. This work aims to investigate computational techniques that enable a system to capture interactions in a serious game in order to generate information, which can be used as a tool for child oncology psychologists and psychotherapists to assist in observation and measurement adherence to treatment. Currently, several serious games have been developed to solve health problems, such as obesity, diabetes, cancer and other diseases. However, there is still no platform added to a serious game that will assist psychology specialists in medical assessments, such as, for example, measuring adherence to treatment and general monitoring of treatment. For this reason, a platform was created based on related works to remedy this lack. In this way, the present work contributes to information technology applied to health through a platform that does not yet exist. Through the evaluation with users, it was observed that: The presented platform can help the observations of psychotherapists and the analysis of adherence to the treatment of the patient. To prove these statements, two interface evaluation protocols were used, the Mobile App Rating Scale used for evaluating mobile applications and the System Usability Scale used for WEB systems. Thus, this project presents a support tool for the therapist; bringing covered data, which support the discovery of hidden behaviors and recurrent behaviors, providing relevant information about the emotional state of the child when adhering to the proposed treatment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30256
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