Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30241
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borssoi, Adriana Helena | - |
dc.creator | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
dc.creator | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T22:49:32Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02T22:49:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-08 | - |
dc.identifier.citation | BORSSOI, Adriana Helena; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; FERRUZZI, Elaine Cristina. Aprendizagem colaborativa no contexto de uma atividade de modelagem matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. 937-958, ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/Ch9T8t3G4CdKBhLKRY3PHbF/?lang=pt. Acesso em: 02 dez. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-4415 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30241 | - |
dc.description.abstract | In this paper, we focus on investigating what presents itself of the collaborative learning when students, in groups, develop a mathematical modeling activity. For that, we analyzed an activity developed by a group of students of a Chemistry Degree course in the discipline of Ordinary Differential Equations. The qualitative analysis of the interpretative nature of the written records, audios, and videos is based on aspects of collaborative learning, namely: interactivity, synchrony in interaction, and negotiation. With that, we could infer that, when students are oriented to work collaboratively, to learn together, to make themselves understood, to hear other voices and negotiate referrals, either to understand and simplify the problematic situation, to mathematize or to determine the solution, we achieve collaborative learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Bolema: Boletim de Educação Matemática | pt_BR |
dc.relation.uri | https://www.scielo.br/j/bolema/a/Ch9T8t3G4CdKBhLKRY3PHbF/?lang=pt | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de grupo na educação | pt_BR |
dc.subject | Equações diferenciais | pt_BR |
dc.subject | Mathematical models | pt_BR |
dc.subject | Group work in education | pt_BR |
dc.subject | Differential equations | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem colaborativa no contexto de uma atividade de modelagem matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Collaborative learning in the context of a mathematical modeling activity | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo nos concentramos em investigar o que se mostra de aprendizagem colaborativa quando os alunos, em grupos, desenvolvem uma atividade de Modelagem Matemática. Para isso, analisamos uma atividade desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias. A análise qualitativa de cunho interpretativo dos registros escritos, áudios e vídeos está pautada em aspectos da aprendizagem colaborativa, quais sejam: interatividade, sincronia na interação e negociação. Com isso, pudemos inferir que, quando os alunos são orientados a trabalhar colaborativamente, de maneira a aprender juntos, se fazer entender, ouvir outras vozes e negociar encaminhamentos, seja para entendimento e simplificação da situação problemática, para matematização ou para determinar a solução, a aprendizagem colaborativa é oportunizada. | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.citation.volume | 35 | pt_BR |
dc.citation.issue | 70 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aprendizagemcolaborativamodelagemmatematica.pdf | 686,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons