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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Torres Amaya, Alvaro | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-02T16:47:59Z | - |
dc.date.available | 2022-12-02T16:47:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.citation | TORRES AMAYA, Alvaro. Evaluation of VANET protocols for driving assistance of connected vehicles: a strategy based on a multi-anticipative car-following model. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30240 | - |
dc.description.abstract | In recent years, Vehicular Ad-hoc Networks (VANETs) have become a remarkable research area due to their potential to improve communication among people and to become an alternative offload channel for traditional networks. The main idea behind a VANET is to harness the spatial distribution of vehicles and advanced technical resources in communication networks to establish a self-managed and reliable channel to communicate with vehicles and any device able to access the network. Due to their independent nature, VANETs have also been envisioned for vehicular mobility solutions, more precisely with the só-called Cooperative Advanced Driver Assistance Systems (CADAS). In such systems, each vehicle is expected to gather its closest neighbor’s kinematic information by transmitting short and periodic messages, known as beacons, whose content may contribute not only to decision-making on mobility but also to improving the own vehicular network’s stability. Traditional research approaches address communication with VANETs and mobility assistance systems independently, só little attention has been given to studying the coexistence of CADAS and end-user communication. This thesis presents a comprehensive study on the practical impacts that controlling the mobility of a connected vehicle through periodic messages in VANETs has on the network performance. In addition, a network-based and traffic-aware strategy for driving assistance of electric and connected vehicles through a car-following model is proposed. The results show that a traditional protocol featuring beacons, like the Greedy Perimeter Stateless Routing (GPSR), can perform better than a set of approaches using the Delay Tolerant Network (DTN) protocol. However, a traffic-aware beacon strategy is necessary to reduce the negative impact a short time interval of beacons has on the network. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Sistemas inteligentes de veículos rodoviários | pt_BR |
dc.subject | Veículos - Sistemas de comunicação | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Balizas | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject | Energia - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Intelligent transportation systems | pt_BR |
dc.subject | Vehicles - Communication systems | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Beacons | pt_BR |
dc.subject | Computer simulation | pt_BR |
dc.subject | Energy consumption | pt_BR |
dc.title | Evaluation of VANET protocols for driving assistance of connected vehicles: a strategy based on a multi-anticipative car-following model | pt_BR |
dc.title.alternative | Avaliação de protocolos VANET para direção assistida em veículos conectados: uma estratégia baseada em modelo multi-antecipativo de seguimento de veículos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As redes de comunicação veiculares “ad-hoc” (VANETs) tem se tornado uma área de pesquisa com amplo destaque em anos recentes devido ao seu potencial de aumentar a conectividade das pessoas e providenciar um canal alternativo às redes de comunicação tradicionais. A ideia principal de uma VANET é aproveitar a distribuicão espacial dos veículos e os recursos avançados de tecnologia de comunicação no intuito de estabelecer um canal autogerenciado e confiável destinado à comunicação entre veículos e qualquer dispositivo com capacidade de acessar a rede. Devido à sua natureza independente, as VANETs têm sido consideradas também para aplicações de mobilidade veicular, especificamente nos sistemas cooperativos avançados de assistência à condução CADAS (”Cooperative Advanced Driver Assistance Systems”). Nesse tipo de sistema, cada veículo coleta as informações cinemáticas dos vizinhos mais próximos por meio de mensagens curtas e periódicas conhecidas como “beacons”, cujo conteúdo pode contribuir não apenas na tomada de decisões de mobilidade, mas também para melhorar a estabilidade da própria rede de comunicação veicular. As abordagens de pesquisa tradicionais abordam tanto a comunicação com VANETs quanto os sistemas de assistência à mobilidade de forma independente. Portanto, pouca atenção tem sido dada ao estudo da coexistência de CADAS e comunicação do usuário final. Esta tese apresenta um estudo abrangente sobre os impactos práticos que o controle da mobilidade de um veículo conectado por meio de mensagens periódicas em VANETs tem no desempenho da rede. Além disso, é proposta uma estratégia baseada em rede e ciente do tráfego veicular para assistência à condução de um veículo elétrico e conectado por meio de um modelo de seguimento de carro. Os resultados mostram que um protocolo tradicional com “beacons”, como o “Greedy Perimeter Stateless Routing” (GPSR), pode ter um melhor desempenho do que um conjunto de abordagens que utilizam o protocolo “Delay Tolerant Network” (DTN). Entretanto, uma estratégia de “beacon” com conhecimento do tráfego é necessária para reduzir o impacto negativo que um intervalo de tempo curto de “beacon” tem na rede. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-1939-0884 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3120731549822719 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pohl, Alexandre de Almeida Prado | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1300-4679 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9118815178885363 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Lüders, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-6483-4694 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5158617067991861 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lüders, Ricardo | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6483-4694 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5158617067991861 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fonseca, Keiko Verônica Ono | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4685-299X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8827013568855482 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fonseca, Mauro Sergio Pereira | - |
dc.contributor.referee3ID | http://orcid.org/0000-0003-1604-0915 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6534637358360971 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Campista, Miguel Elias Mitre | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-8752-9382 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/4256483085616956 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Jenelius, Erik Anders | - |
dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0002-4106-3126 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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