Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30235
Título: Prog-Poly: jogo de tabuleiro baseado no monopoly para ajudar nos estudos de linguagem de programação e engenharia de software
Autor(es): Nascimento, Luciano Rovanni do
Orientador(es): Fabri, Jose Augusto
Palavras-chave: Linguagem de programação (Computadores)
Engenharia de software
Jogos de tabuleiro
Programming languages (Electronic computers)
Software engineering
Board games
Data do documento: 25-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: NASCIMENTO, Luciano Rovanni do. Prog-Poly: jogo de tabuleiro baseado no Monopoly para ajudar nos estudos de linguagem de programação e engenharia de software. 2022. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
Resumo: Observando o cenário de desenvolvimento de software de 2020, constatou-se que apenas 31% dos projetos de software em todo o mundo foram concluídos com sucesso. Somando a isso, tem-se que o aprendizado de linguagens de programação é considerado difícil pelos alunos do Ensino Superior em Computação. As principais razões para este fato, segundo os alunos, são: abstração, raciocínio lógico, rigor no uso das linguagens de programação. Assim, este trabalho apresenta um jogo de tabuleiro denominado Prog-poly, baseado na mecânica do clássico jogo de tabuleiro Monopólio, para tentar mitigar os fatos relatados pelos alunos e, consequentemente, ser utilizado como uma ferramenta de apoio para ajudar os alunos no desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas a Introdução à Engenharia de Software (IES) e também para a Introdução Linguagem de Programação C (ILPC). Para pesquisar os trabalhos relacionados foi feita uma Revisão Sistemática da literatura sobre quais jogos foram desenvolvidos para auxiliar nos estudos de Linguagem de Programação (LP) e Engenharia de Software (ES). Também foi desenvolvido um Software de Análise de Desempenho dos Jogadores do Prog-Poly, para os participantes armazenarem os dados das partidas e assim conseguirem analisar seu desempenho durante cada uma das partidas. Para validar o jogo de tabuleiro Prog- poly, foi realizado um quase-experimento com alunos do mestrado em ES para comparar sua eficiência com os métodos tradicionais de ensino na aprendizagem de LP, motivação e diversão dos alunos. Após o quase-experimento, os participantes responderam um questionário com perguntas sobre o Prog-poly, com questões sobre qualidade da construção do jogo, mecânica, dificuldade do jogo e sobre o fator sorte. Com a análise das respostas do questionário, obteve-se os seguintes dados: 95% dos alunos responderam que o Prog-poly motiva os estudos de LP, 85% responderam que o jogo ajuda os alunos desenvolver as habilidades e competências relacionadas a LP, 80% consideraram o jogo uma forma de estudo menos cansativa. Essa evidência demonstra que o jogo de tabuleiro pode ajudar nos estudos, além de tornar as aulas mais motivadoras.
Abstract: Looking at the 2020 software development landscape, it was found that only 31% of software projects worldwide were successfully completed. In addition to this, the learning of programming languages is considered difficult by the students of Higher Education in Computing. The main reasons for this fact, according to the students, are: abstraction, logical reasoning, rigor in the use of programming languages. Thus, this work presents a board game called Prog-poly, based on the mechanics of the classic Monopoly board game, to try to mitigate the facts reported by the students and, consequently, be used as a support tool to help students in the development of skills and competences related to Introduction to Software Engineering (IES) and also to Introduction to C Programming Language (ILPC). In order to search the related works, a Systematic Review of the literature was carried out on which games were developed to assist in the studies of Programming Language (LP) and Software Engineering (ES). A Prog-Poly Player Performance Analysis Software was also developed, for participants to store match data and thus be able to analyze their performance during each match. To validate the Prog-poly board game, a quasi-experiment was carried out with students of the master's degree in ES to compare its efficiency with traditional teaching methods in LP learning, student motivation and fun. After the quasi- experiment, the participants answered a questionnaire with questions about Prog-poly, with questions about the quality of the game's construction, mechanics, game difficulty and the luck factor. With the analysis of the answers to the questionnaire, the following data were obtained: 95% of the students answered that the Prog-poly motivates the studies of LP, 85% answered that the game helps the students to develop the skills and competences related to LP, 80% considered the game a less tiring form of study. This evidence demonstrates that the board game can help in studies, in addition to making classes more motivating.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30235
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
progpolyjododetabuleiromonopoly.pdf8,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.