Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodinho, Ana Paula Machado-
dc.date.accessioned2022-12-01T21:46:37Z-
dc.date.available2022-12-01T21:46:37Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationGODINHO, Ana Paula Machado. A Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhos. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30231-
dc.descriptionAcompanha: O trânsito é uma Ciênciapt_BR
dc.description.abstractTo raise awareness of traffic in 5th grade students, this research sought, from the theoretical framework of Chevallard, to respond to the research problem: How the methodology of the Three Pedagogical Moments mediated by comic books, anchored in the framework of didactic transposition, can contribute to the awareness of Elementary School I students for traffic safety? It was found in the Didactic Transposition the basis that guided all the work to address Newton’s three laws with the target audience of the research. The activities with the students were developed by the methodology of the three pedagogical moments and aimed to relate the concepts of Newton’s laws and traffic safety. The research is of a qualitative nature and the instruments for data collection were interviews, textual and artistic productions, and observation protocol. After collection, the data were analyzed in the light of discursive textual analysis. As a result, the students’ strong interest in traffic safety and its relationship with science was observed. It can also be highlighted as a result of this research the apprehension of human concepts and values that the students demonstrated in their productions. At the end of the research, from the problematizing approach of the three pedagogical moments, with the traffic theme, it was noticed that the students were able to relate Newton’s three laws at different times.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectSegurança no trânsito e crianças - Literatura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação para segurança no trânsito - Metodologiapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectTraffic safety and children - Juvenile literaturept_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTraffic safety - Study and teaching - Methodologypt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.titleA Física do trânsito: ensino de ciências mediado por histórias em quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeTraffic Physics: science teaching mediated by comic storiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm busca de despertar uma conscientização para o trânsito em alunos do 5º ano, esta pesquisa procurou a partir do referencial teórico de Chevallard responder ao problema de pesquisa: Como a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos mediada por histórias em quadrinhos, ancorada no referencial da transposição didática, pode contribuir para a conscientização de alunos do Ensino Fundamental I para a segurança no trânsito? Encontrou-se na Transposição Didática embasamento que nortearam todo o trabalho para abordar as três leis de Newton junto ao público-alvo da pesquisa. As atividades com os alunos foram desenvolvidas pela metodologia dos três momentos pedagógicos e visavam relacionar os conceitos das leis de Newton e a segurança no trânsito. A pesquisa é de cunho qualitativo e os instrumentos para coleta de dados foram: entrevistas, produções textuais, artísticas e protocolo de observação. Após a coleta os dados foram analisados a luz da análise textual discursiva. Como resultado observou-se o forte interesse dos alunos acerca da segurança no trânsito e sua relação com a Ciência. Pode-se destacar também como resultado desta pesquisa a apreensão dos conceitos e valores humanos que os alunos demonstraram em suas produções. Ao fim da pesquisa, a partir da abordagem problematizadora dos três momentos pedagógicos, com a temática trânsito percebeu-se que os alunos conseguiam relacionar as três leis de Newton em diferentes momentos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3191-2948pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0799436375200351pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4431-2247pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6957222191806198pt_BR
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee3Vizotto, Patrick Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1613-4858pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6121807163363256pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicatransitoensinociencias.pdf3,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
fisicatransitoensinociencias_produto.pdf32,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons