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Título: O gênero discursivo-textual carta de reclamação: uma proposta de uma sequência didática funcionalista com a exploração das tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): The complaint letter discursive textual genre: a proposal of a functionalist didactic sequence using digital technologies
Autor(es): Ortega, Simone Tereza de Oliveira
Orientador(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Linguagem e línguas
Funcionalismo (Linguística)
Textos - Gênero
Cartas
Tecnologia da informação
Language and languages
Functionalism (Linguistics)
Texts - Gender
Letters
Information technology
Data do documento: 26-Out-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ORTEGA, Simone Tereza de Oliveira. O gênero discursivo-textual carta de reclamação: uma proposta de uma sequência didática funcionalista com a exploração das tecnologias digitais. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A elaboração de atividades que despertam o interesse dos alunos e ao mesmo tempo contribuam para melhorar as suas capacidades e habilidades é um grande desafio para muitos educadores, ainda mais considerando a grande transformação na forma de comunicação entre as pessoas ocorrida nos dias atuais, desencadeada principalmente pelo uso de tecnologias digitais. Logo, quando relacionamos essas inovações com a área educacional, percebemos a necessidade de novos modos de aprender e ensinar. Nesse sentido, a sequência didática funcionalista/SDF, proposta de ensino elaborada por Casseb-Galvão e Duarte (2018), faz esta integração. Trata-se de um conjunto de atividades que contemplam os gêneros discursivo-textuais como instrumento de ensino, possibilitando o estudo da gramática em função da língua em uso, não isolado da vivência da linguagem. Diante de tais considerações, surgiu-nos a indagação desta pesquisa: como trabalhar de maneira produtiva em turma do Ensino Fundamental II uma sequência didática funcionalista? Na construção de respostas a essa questão, elaboramos e aplicamos, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II de um colégio público da cidade de Cambé-Paraná, uma sequência didática funcionalista com atividades de leitura e produção do gênero discursivo-textual carta de reclamação, e com uso de tecnologias digitais. Traçamos para este estudo três objetivos específicos: explicitar pressupostos teóricos e metodológicos da sequência didática funcionalista com a exploração das tecnologias digitais; descrever a aplicação da SDF junto aos alunos; e analisar os resultados. Para tanto, expusemos um suporte conceitual funcionalista que serviu de base para a elaboração da SDF, principalmente a partir das obras de Casseb-Galvão e Duarte (2018), Duarte (2015), Schneuwly e Dolz (2010), Neves (2018) Rojo e Moura (2019), Rojo e Barbosa (2015), Rojo (2013), Koch e Elias (2018). Como principais resultados deste trabalho, ressaltamos que a proposta da sequência didática com o gênero carta de reclamação mostrou-se operacional em termos de organização didática e produtiva para o desenvolvimento da competência discursivo-textual e argumentativa dos alunos, com atividades que englobaram importantes elementos enunciativos do gênero carta de reclamação em um estudo contextualizado da língua e de temas como direito e cidadania. As análises demonstram que a sequência didática funcionalista contribuiu para o desenvolvimento dos alunos em relação a expressar-se criticamente, apresentando seus posicionamentos no sentido de convencer o seu interlocutor a atender a sua reivindicação, de forma adequada à situação sociocomunicativa, com utilização de recursos argumentativos. Assim, no que se refere à produção da carta de reclamação, os alunos produziram textos que atendem aos aspectos relevantes do gênero em relação aos traços enunciativos, à apresentação de estratégias argumentativas e ao uso dos operadores argumentativos.
Abstract: Designing activities that arouse students' interest and simultaneously contribute to improving their skills and abilities is a great challenge for many educators, even more so considering the transformation in people's communication these days, triggered mainly by digital technologies. Therefore, when we relate these innovations to the educational area, we realise the need for new ways of learning and teaching. In this sense, the functionalist didactic sequence, a teaching proposal developed by Casseb-Galvão and Duarte (2018), makes this integration. It is a set of activities that contemplate discursive textual genres as a teaching tool, enabling the study of grammar as a function of language in use, not isolated from the experience of language. Because of these considerations, this research question arose: how to work productively a functionalist didactic sequence in a seventh-grade class? To answer this question, we elaborated and applied a functionalist didactic sequence with reading and production activities of the complaint letter discursive textual genre using digital technologies, in a public secondary school, year 7, in the city of Cambé-Paraná. We outlined three specific objectives for this study: to explain the theoretical and methodological assumptions of the functionalist didactic sequence with the exploration of digital technologies; to describe the application of the FDS with the students; and to analyse the results. To this end, we exposed functionalist conceptual support as a basis for the FDS, mainly from the studies of Casseb-Galvão and Duarte (2018), Duarte (2015), Schneuwly and Dolz (2010), Neves (2018) Rojo and Moura (2019), Rojo and Barbosa (2015), Rojo (2013), Koch and Elias (2018). As the main results of this research, we emphasise that the proposed didactic sequence with the complaint letter genre proved to be operational in terms of didactic organization and productive for the development of students' discursive-textual and argumentative competence, through activities that encompassed essential enunciative elements of the complaint letter genre in a contextualized study of language and topics such as law and citizenship. The analyses show that the functionalist didactic sequence contributed to the development of the students to express themselves critically, and appropriately to the socio-communicative situation, presenting their positions to convince their interlocutor to attend to their claim, with the use of argumentative resources. Thus, concerning the production of the complaint letter, students produced texts that meet the relevant aspects of the genre regarding enunciative features, the presentation of argumentative strategies and the use of argumentative operators.
Descrição: Acompanha: Carta de reclamação: uma sequência didática funcionalista
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30230
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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