Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226
Título: | O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The use of digital resources and optimization problems as an interdisciplinary approach in high school |
Autor(es): | Camargo, Jorge Matheus Fernandes de |
Orientador(es): | Ashtiani, Alireza Mohebi |
Palavras-chave: | Funções computáveis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Recursos eletrônicos de informação Computable functions Interdisciplinary approach in education Electronic information resources |
Data do documento: | 16-Set-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | CAMARGO, Jorge Matheus Fernandes de. O uso dos recursos digitais e dos problemas de otimização como uma abordagem interdisciplinar no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022. |
Resumo: | Um dos conceitos matemáticos mais importantes e indispensáveis que tem um papel central não só para matemática como para toda ciência é o conceito de função. As funções são presentes na descrição e estudo de grande parte dos fenômenos naturais quando o objetivo é avaliar quantitativamente os mesmos. Diante desta realidade, o conceito deve ocupar um lugar de destaque no Ensino Médio, porém, a grande maioria dos estudantes apresenta uma certa dificuldade na compreensão deste conceito, e isso é um grande desafio para os professores de matemática do Ensino Médio. Diante disso, surge a necessidade de buscar novas metodologias de ensino, por intermédio dos recursos digitais e a interdisciplinaridade, já que as metodologias tradicionais de ensino não conseguem mais manter os alunos motivados e concentrados o tempo todo. Neste trabalho, propomos uma abordagem integrada, entre funções e problemas de otimização, que combina a interdisciplinaridade com a metodologia ativa. Os resultados mostram que a abordagem interdisciplinar proposta pode ajudar significativamente os alunos do Ensino Médio a entenderem a importância do conceito de funções, deixando de ser algo abstrato e sem relevância. |
Abstract: | One of the most important and indispensable mathematical concepts that plays a central role, not only for mathematics, but for all science as well, is the concept of function. Functions are present in the description and study of most natural phenomena when the objective is to evaluate them quantitatively. Faced with this reality, this concept should occupy a place of prominence in High School, but, the vast majority of students have some difficulty in understanding the concept, and, this is a great challenge for high school mathematics teachers. Due to that, the necessity of seeking new teaching methods arises, through approaches that combine digital resources with interdisciplinarity, since traditional teaching methods can't keep students motivated and focused all of the time. In this work, we propose an integrated approach, between functions and optimization problems, which combines interdisciplinarity with active learning. The results show that the proposed interdisciplinary approach can significantly help high school students to understand the importance of the concept of functions, being no longer something abstract and irrelevant. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30226 |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
interdisciplinaridadeotimizacaofuncao.pdf | 19,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.