Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bortolin, Rogério Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T15:47:40Z | - |
dc.date.available | 2018-03-23T15:47:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.citation | BORTOLIN, Rogério Nascimento. Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3019 | - |
dc.description | Acompanha: Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico | pt_BR |
dc.description.abstract | How to effectively introduce in the classroom technologies into a meaningful practice? Based on this concern, this study was elaborated and transformed into an educational product within the limits of a didactic proposal and developed in a 2nd grade high school class under the practice of building a portfolio book (containing 12 genres of discourse) as an instrument of humanization and development of technological thinking, since the obsolescence of machines is a factor that often hinders or impedes the technological improvement in a school context. With the greater objective of developing the educational product, the study also points out reflections on the development of technological (creative) thinking and the advancement towards the humanization of the students through practices of discourse genres production; It also analyzes the re-signification and new contours in its preformatted planes (ADAM, 2011; 2017), the hybridization (MARCUSCHI, 2005) and the revival (SILVEIRA, ROHLING e RODRIGUES, 2012) that some of the produced genres presented, due to the creative and innovative interpretation of their command made by the students. Under the postulates of Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Adam (2011, 2017), Marcuschi (2005, 2008), Rojo (2012, 2015), Freire (1969), Machado (2008) Kenski (2012) and Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), the project developed presented satisfactory results and beyond those predicted in relation to the scope to which it was proposed. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Portfólios em educação | pt_BR |
dc.subject | Gêneros literários | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Composição e exercícios | pt_BR |
dc.subject | Pensamento criativo | pt_BR |
dc.subject | Portfolios in education | pt_BR |
dc.subject | Literary form | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language - Composition and exercises | pt_BR |
dc.subject | Creative thinking | pt_BR |
dc.title | Construir um livro: a produção de um livro-portfólio como instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico | pt_BR |
dc.title.alternative | Constructing a book: the production of portfólio-book as an instrument of humanization and development of technological thinking | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Como inserir as tecnologias em sala de aula de maneira eficiente em uma prática significativa? Norteado por tal inquietação, o presente estudo foi elaborado e transformado em produto educacional nos limites de proposta didática e desenvolvido em uma turma de 2ª série do Ensino Médio sob a prática de construção de um livro-portfólio (contendo 12 gêneros do discurso) como um instrumento de humanização e desenvolvimento do pensamento tecnológico, uma vez que, a obsolescência das máquinas é um fator que muitas vezes atrapalha ou impede o aprimoramento tecnológico em contexto escolar. Com o objetivo maior de se desenvolver o produto educacional, o estudo também aponta reflexões sobre o desenvolvimento do pensamento tecnológico (criativo) e o avançar rumo à humanização dos alunos por meio de práticas de produção de gêneros discursivos; também analisa a ressignificação e os novos contornos em seus planos pré- formatados (ADAM, 2011; 2017), a hibridez (MARCUSCHI, 2005) e a reacentuação (SILVEIRA, ROHLING e RODRIGUES, 2012) que alguns dos gêneros produzidos apresentaram, devido à interpretação criativa e inovadora de seu comando disparador feita pelos alunos. Sob os postulados de Bakhtin (1997), Bronckart (2006), Adam (2011; 2017), Marcuschi (2005; 2008), Rojo (2012; 2015), Freire (1969), Machado (2008) Kenski (2012) e Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), o projeto desenvolvido apresentou resultados satisfatórios e além dos previstos com relação ao escopo ao qual se propunha. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1879645172477909 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Catelão, Evandro de Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Catelão, Evandro de Melo | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Franklin Oliveira da | - |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nívea | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Bortolin, Rogério Nascimento_2017.pdf | 6,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_Bortolin, Rogério Nascimento_2017_1.pdf | 4,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons