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Título: A criança e o brincar científico na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The child and scientific playing in early child education
Autor(es): Fernandes, Márcia Rodrigues
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Educação de crianças
Planejamento educacional
Brincadeiras
Criatividade em crianças
Professores - Formação
Crianças - Linguagem
Science - Study and teaching
Early childhood education
Educational planning
Play
Creative ability in children
Teachers, Training of
Children - Language
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Marcia Rodrigues. A criança e o brincar científico na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Esta pesquisa busca investigar elementos de como as experiências das crianças com o mundo físico e natural se manifestam no espaço da Educação Infantil. A partir deste problema também se propôs discutir se – e como – o brincar da criança e os seus modos de apreender e sentir o mundo problematiza o planejamento do professor. A Pedagogia neste estudo é o contexto de conhecimento definido e a Ciência é o objeto de análise como direito essencial e potente para o exercício da cidadania. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se como estudo de caso e foi realizada com base em estudos sobre a infância e nas ideias de Loris Malaguzzi, John Dewey, Jerome Bruner e Gaston Bachelard. A análise de dados, obtidos por meio da documentação pedagógica, levou a concluir que as crianças vivenciam conceitos sofisticados das ciências da natureza cotidianamente nas instituições educativas. Pois, ao investigarem o mundo físico e natural, as crianças a princípio observam, manipulam materiais, exploram o espaço, levantam hipóteses e consultam fontes de informações, isto é, experimentam as condições que possuem para pesquisar. Posteriormente, produzem informações e por meio de múltiplas linguagens corporais, gestuais e verbais constroem diferentes imagens que lhes permitem compartilhar as suas experiências com a pesquisa e conversar sobre as respostas encontradas. Isso favorece a construção do pensamento com relação ao mundo real e imaginário, das ações e simbolizações, das interações, comunicações e das informações sobre o que conseguem descobrir e realizar. Sendo assim, compreende-se que para as crianças é a ação de pesquisar que permite a elas a construção do pensamento conceitual, ou seja, não faz sentido para as crianças o conceito antes da ação. O brincar científico e o planejamento como fórum público foram conceitos-chave revelados ao longo da pesquisa, que explicita uma experiência transformadora específica ocorrida no CMEI: “o voo das corujas”. Esta experiência compõe o produto deste mestrado, que é complementado por uma série de livretos que se pretende a documentos de referência para práticas de formação docente.
Abstract: This research seeks to investigate elements of how children’s experiences with the physical and natural world are manifested in the space of early childhood education. Based on this problem, it was also proposed to discuss whether – and how children’s play and their ways of apprehending and feeling the world problematize the teacher’s planning. Pedagogy in this study is the context of defined knowledge, and Science is the object of analysis as a fundamental and powerful right to exercise citizenship. The research, of a qualitative nature, is configured as a case study and was carried out based on reflections on childhood on the ideas of Loris Malaguzzi, John Dewey, Jerome Bruner, and Gaston Bachelard. Data analysis, obtained through pedagogical documentation, led to the conclusion that children experience sophisticated concepts of natural sciences daily in educational institutions. Because, when investigating the physical and natural world, children first observe, manipulate materials, explore space, raise hypotheses and consult sources of information; that is, they experience the conditions they must research. Subsequently, they produce information and, through multiple languages, build different images that allow them to share their research experiences and talk about the answers found. This favors the construction of real and imaginary thinking, actions and symbolizations, interactions, communications, and information about what they can accomplish. Thus, it is understood that for children, it is the action of investigating that provokes conceptual thinking, not the opposite. Scientific play and planning as a public fórum were key concepts revealed throughout the research, explaining a specific transformative experience at CMEI: “the flight of owls.” This experience forms the product of this master’s degree, complementing a series of booklets intended as reference documents for teacher training practices.
Descrição: Acompanha: As linguagens das crianças e as linguagens da natureza
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30186
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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