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dc.creatorFernandes, Márcia Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-11-28T11:31:07Z-
dc.date.available2022-11-28T11:31:07Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcia Rodrigues. A criança e o brincar científico na educação infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30186-
dc.descriptionAcompanha: As linguagens das crianças e as linguagens da naturezapt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to investigate elements of how children’s experiences with the physical and natural world are manifested in the space of early childhood education. Based on this problem, it was also proposed to discuss whether – and how children’s play and their ways of apprehending and feeling the world problematize the teacher’s planning. Pedagogy in this study is the context of defined knowledge, and Science is the object of analysis as a fundamental and powerful right to exercise citizenship. The research, of a qualitative nature, is configured as a case study and was carried out based on reflections on childhood on the ideas of Loris Malaguzzi, John Dewey, Jerome Bruner, and Gaston Bachelard. Data analysis, obtained through pedagogical documentation, led to the conclusion that children experience sophisticated concepts of natural sciences daily in educational institutions. Because, when investigating the physical and natural world, children first observe, manipulate materials, explore space, raise hypotheses and consult sources of information; that is, they experience the conditions they must research. Subsequently, they produce information and, through multiple languages, build different images that allow them to share their research experiences and talk about the answers found. This favors the construction of real and imaginary thinking, actions and symbolizations, interactions, communications, and information about what they can accomplish. Thus, it is understood that for children, it is the action of investigating that provokes conceptual thinking, not the opposite. Scientific play and planning as a public fórum were key concepts revealed throughout the research, explaining a specific transformative experience at CMEI: “the flight of owls.” This experience forms the product of this master’s degree, complementing a series of booklets intended as reference documents for teacher training practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriatividade em criançaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCrianças - Linguagempt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectCreative ability in childrenpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectChildren - Languagept_BR
dc.titleA criança e o brincar científico na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe child and scientific playing in early child educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca investigar elementos de como as experiências das crianças com o mundo físico e natural se manifestam no espaço da Educação Infantil. A partir deste problema também se propôs discutir se – e como – o brincar da criança e os seus modos de apreender e sentir o mundo problematiza o planejamento do professor. A Pedagogia neste estudo é o contexto de conhecimento definido e a Ciência é o objeto de análise como direito essencial e potente para o exercício da cidadania. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se como estudo de caso e foi realizada com base em estudos sobre a infância e nas ideias de Loris Malaguzzi, John Dewey, Jerome Bruner e Gaston Bachelard. A análise de dados, obtidos por meio da documentação pedagógica, levou a concluir que as crianças vivenciam conceitos sofisticados das ciências da natureza cotidianamente nas instituições educativas. Pois, ao investigarem o mundo físico e natural, as crianças a princípio observam, manipulam materiais, exploram o espaço, levantam hipóteses e consultam fontes de informações, isto é, experimentam as condições que possuem para pesquisar. Posteriormente, produzem informações e por meio de múltiplas linguagens corporais, gestuais e verbais constroem diferentes imagens que lhes permitem compartilhar as suas experiências com a pesquisa e conversar sobre as respostas encontradas. Isso favorece a construção do pensamento com relação ao mundo real e imaginário, das ações e simbolizações, das interações, comunicações e das informações sobre o que conseguem descobrir e realizar. Sendo assim, compreende-se que para as crianças é a ação de pesquisar que permite a elas a construção do pensamento conceitual, ou seja, não faz sentido para as crianças o conceito antes da ação. O brincar científico e o planejamento como fórum público foram conceitos-chave revelados ao longo da pesquisa, que explicita uma experiência transformadora específica ocorrida no CMEI: “o voo das corujas”. Esta experiência compõe o produto deste mestrado, que é complementado por uma série de livretos que se pretende a documentos de referência para práticas de formação docente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7396-5706pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6488882310080967pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mello, Paula Seixas-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9032-1104pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7469598134242918pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5145-5131pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee2Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3874-1926pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037671532203196pt_BR
dc.contributor.referee3Pinazza, Mônica Appezzato-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8980-6312pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2520460241135610pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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