Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDalto, Jader Otavio-
dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
dc.date.accessioned2022-11-24T21:12:09Z-
dc.date.available2022-11-24T21:12:09Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationDALTO, Jader Otavio; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; BORSSOI, Adriana Helena. Práticas avaliativas em uma disciplina de cálculo diferencial e integral no contexto remoto: aspectos evidenciados. Revista de Educação Matemática - REMat, Guarulhos, v. 19. ed. esp., p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/666. Acesso em: 24 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2526-9062pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30176-
dc.descriptionEdição especial: Práticas avaliativas e a sala de aula de matemáticapt_BR
dc.description.abstractAmong the diversity of challenges that the remote classes revealed in the educational sphere, we seek in this article to discuss assessment practices implemented in Higher Education over three academic periods in a Differential and Integral Calculus course. Content Analysis was the methodological contribution that allowed the treatment of data obtained from a class of the first term of 2021, aiming to understand which aspects, in the students' view, can be evidenced in the use of different assessment instruments implemented in a discipline developed in the remote context? From subcategories emerging from an exploratory reading of the data, convergences between them were evidenced, which resulted in the construction of categories: positive and negative aspects of the use of different assessment instruments. Discussions about each category show us a certain complementarity of the assessment instruments used in this design and, by giving voice to students, the teacher has the opportunity to reflect on the very act of assessing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Educação Matemática - REMatpt_BR
dc.relation.urihttps://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/666pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.titlePráticas avaliativas em uma disciplina de cálculo diferencial e integral no contexto remoto: aspectos evidenciadospt_BR
dc.title.alternativeAssessment practices in a differential and integral calculus course in the remote classes: aspects highlightedpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoDentre a diversidade de desafios que o contexto remoto revelou no âmbito educacional, buscamos neste artigo discutir práticas avaliativas implementadas no Ensino Superior ao longo de três períodos letivos em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A Análise de Conteúdo foi o aporte metodológico que permitiu o tratamento dos dados obtidos com uma turma do primeiro período letivo de 2021 visando compreender que aspectos, na visão dos alunos, podem ser evidenciados na utilização de diferentes instrumentos de avaliação implementados em uma disciplina desenvolvida no contexto remoto? A partir de subcategorias emergentes de uma leitura exploratória dos dados, convergências entre elas foram evidenciadas, o que resultou na construção das categorias aspectos positivos e aspectos negativos da utilização de diferentes instrumentos de avaliação. As discussões sobre cada categoria nos mostram uma certa complementaridade dos instrumentos de avaliação utilizados neste design e, ao dar voz aos alunos, o professor tem a oportunidade de refletir sobre o próprio ato de avaliar.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37001/remat25269062v19id666pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issueEdição especialpt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
praticasavaliativascontextoremoto.pdf525,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons