Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Lucas Gabriel Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T00:50:51Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T00:50:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lucas Gabriel Ribeiro de. Estimulando o pensamento computacional e o estudo de matemática por meio da construção de fractais no Scratch: uma proposta didática para alunos do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30165 | - |
dc.description.abstract | The importance of students knowing mathematics comes to the fact it is an indispensable tool in several areas of knowledge. However, in the latest evaluations made by the International Student Assessment Program (PISA), Brazil has been taking the last positions when compared with other countries. The results have shown that a large number of Brazilian students have insufficient mathematical knowledge and are unable to solve routine and elementary questions. For this reason, it is necessary to think about strategies to solve this problem. In this work, we propose a didactic sequence to stimulate the study of Mathematics and the development of computational thinking under the construction of fractals in Scratch. The activities were developed aiming at raising student’s interest and curiosity through the beauty and connection between nature and the Mathematical concepts of fractals in addition to exploring technologies, which has been a great ally for the teaching of Mathematics and other subjects. More specifically, we propose a workshop with eight meetings for high school students, in which we present a brief history, some definitions, their characteristics and examples of fractals in nature, and their applications in some areas of knowledge. Next are requested tasks that encourage the recognition of the formation rules of some fractals and facilitate the construction of their algorithms in Scratch. Finally, some activities can be performed by visualizing fractals in Scratch to improve or deepen the knowledge of some mathematical contents. To make the application of the didactic sequence that we propose in this work easier, all the material produced will be made available on the internet. In this way, any elementary school teacher will be able to download and edit it, if necessary. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Scratch (Linguagem de programação de computador) | pt_BR |
dc.subject | Fractais | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Scratch (Computer program language) | pt_BR |
dc.subject | Fractals | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Estimulando o pensamento computacional e o estudo de matemática por meio da construção de fractais no Scratch: uma proposta didática para alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Stimulating the computational thinking and the study of mathematics through the construction of fractals in scratch: a didact proposal for the high school students | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A Matemática é uma ferramenta indispensável em várias áreas do conhecimento e por isso é importante que os alunos a compreendam. No entanto, na última avaliação feita pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA - 2018), o Brasil assumiu as últimas posições, quando comparados com outros países. Segundo resultado divulgado, a maioria dos estudantes brasileiros possuem pouco conhecimento matemático e nem conseguem resolver questões simples e rotineiras. Por este motivo, é necessário pensar em estratégias capazes de resolver este problema. Com este propósito, neste trabalho, apresentamos uma sequência didática para estimular o estudo de Matemática e o desenvolvimento do pensamento computacional através da construção de fractais no Scratch. As atividades foram elaboradas visando o despertar do interesse e a curiosidade dos alunos com base na beleza e interessantes características dos fractais, além de sua conexão com a natureza, com conceitos matemáticos e tecnologias, a qual tem sido grande aliada para o ensino de Matemática e outras disciplinas. Mais especificamente, propomos uma oficina com oito encontros para os alunos do Ensino Médio, na qual são apresentados um breve histórico, a definição e características dos fractais, além de seus exemplos da natureza e suas aplicações em várias áreas do conhecimento. Tarefas que estimulam o reconhecimento dos padrões de alguns fractais e facilitam a construção de seus algoritmos no Scratch, são solicitadas em seguida. Por final, algumas atividades que são realizadas visualizando os fractais são sugeridas de forma a facilitar a aprendizagem e/ou o aprofundamento de alguns conteúdos de Matemática. Para facilitar a aplicação da sequência didática que propomos neste trabalho, todo o material produzido será disponibilizado na internet. Assim, qualquer professor do Ensino Básico poderá usá-lo em suas próprias aulas. | pt_BR |
dc.degree.local | Cornélio Procópio | pt_BR |
dc.publisher.local | Cornelio Procopio | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0843407562078732 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valentino, Michele Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0308080290202321 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Anderson Paião dos | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5613-8808 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5070545194057569 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sant 'Anna, Douglas Azevedo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6198911600975413 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Faria, Flávio Andrade | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-8949-1656 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7775090782678043 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Valentino, Michele Cristina | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0308080290202321 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Coimbra, Wendhel Raffa | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/4596975617404179 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fractaispensamentocomputacional.pdf | 9,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.