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Título: Lizzie sees what Lizzie sees: adaptação de Pride and Prejudice para a websérie the Lizzie Bennet Diaries e suas implicações transmidiáticas
Título(s) alternativo(s): Lizzie sees what Lizzie sees: the adaptation of Pride and Prejudice for the webseries The Lizzie Bennet Diaries and its transmedia implications
Autor(es): Batista, Elizabete dos Santos Leiros
Orientador(es): Becker, Marcia Regina
Palavras-chave: Literatura - Adaptações
Austen, Jane, 1775-1817. Pride and prejudice
Narrativa (Retórica)
Vídeos para Internet
Literature - Adaptations
Narration (Rhetoric)
Internet videos
Data do documento: 7-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BATISTA, Elizabete dos Santos. Lizzie sees what lizzie sees: adaptação de Pride and Prejudice para a websérie the Lizzie Bennet Diaries e suas implicações transmidiáticas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: The Lizzie Bennet Diaries (2012-2013), produzida no formato de websérie, foi uma adaptação do clássico Pride and Prejudice (1813), da autora inglesa Jane Austen. Durante o período em que a websérie esteve no ar, e, até mesmo depois, foram utilizadas diferentes plataformas e mídias para compor a história, transformando-a numa narrativa transmidiática. No canal principal da websérie, o vlog da protagonista, Lizzie Bennet, era ela quem contava os fatos por ela vividos, deixando transparecer sua perspectiva acerca dos mesmos. No entanto, nas demais mídias que compunham a narrativa os personagens secundários também tinham a possibilidade de apresentar um ponto de vista além daquele da protagonista. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a transposição do foco narrativo de Pride and Prejudice, escrito em terceira pessoa usando o recurso de discurso indireto livre, para a narrativa transmídia presente na websérie The Lizzie Bennet Diaries. Nesta websérie a história é contada majoritariamente por uma narradora-protagonista e espera-se observar o papel desempenhado pela narrativa transmídia ao complementar o ponto de vista desta protagonista. A análise centrou-se em quatro extensões transmidiáticas da websérie: vídeos do canal The Lizzie Bennet Diaries e do spin-off, The Lydia Bennet, tuítes dos personagens e também o livro O Diário Secreto de Lizzie Bennet, e em dois momentos da histórias: quando Darcy percebe sua crescente admiração por Elizabeth pela primeira vez e a carta que Elizabeth recebe de Darcy após rejeitá-lo. O referencial teórico deste estudo conta com a teoria de adaptação de Stam (2006), Sanders (2006) e Hutcheon (2013); a narrativa transmídia, tomando como suporte teórico, os trabalhos de Jenkins (2009, 2010, 2011, 2016) e Pratten (2015); e, por fim, os estudos de Carvalho (1981), D’onofrio (2007) e Leite (2002) quanto ao foco narrativo, além do trabalho de Bulhões (2009) quanto ao foco narrativo audiovisual. A partir do estudo realizado foi possível notar que houve uma expansão do foco narrativo em relação àquele do romance, devido à narrativa transmídia utilizada, e a websérie conseguiu brilhantemente explorar e recriar a história que a inspirou.
Abstract: The Lizzie Bennet Diaries (2012-2013), produced in a webseries format, was an adaptation of the classic Pride and Prejudice (1813), by the English author Jane Austen. During the time the webseries aired, and even later, different platforms and media were used to compose the story, hence transforming it into a transmedia storytelling. In the main channel of the webseries, the protagonist’s vlog, it was her, Lizzie Bennet, who told the facts lived by her, showing her perspective on them. However, in the other media that created the narrative, the supporting characters also had the possibility of presenting a point of view in addition to that of the protagonist. This research aims to analyze the transposition of Pride and Prejudice point of view, written in third person making use of a free indirect discourse, to the transmedia storytelling found in the webseries The Lizzie Bennet Diaries. In the webseries the story is told mainly by a protagonist narrator, and it is expected to observe the part played by the transmedia storytelling in complementing this protagonist’s point of view. The analysis focused on four transmedia extensions of the webseries: videos from the channel The Lizzie Bennet Diaries and from the spin-off channel, The Lydia Bennet, tweets from the characters and also the book The Secret Diary of Lizzie Bennet, and in two moments of the story: when Darcy realizes his growing admiration for Elizabeth for the first time and the letter Elizabeth receives from Darcy after rejecting him. The theoretical framework of this study relies on the adaptation theory of Stam (2006), Sanders (2006) and Hutcheon (2013); the transmedia storytelling, taking as theoretical support, the works of Jenkins (2009, 2010, 2011, 2016) and Pratten (2015); and, finally, the studies by Carvalho (1981), D’onofrio (2007) and Leite (2002) regarding point of view, in addition to the work of Bulhões (2009) regarding the audiovisual point of view. From the study, it was possible to notice that there was an expansion of narrative focus in relation to the novel due to the transmedia storytelling used, and the webseries managed to brilliantly explore and recreate the story that inspired it.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30159
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