Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30133
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Azevedo, Pedro Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T19:23:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T19:23:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | AZEVEDO, Pedro Oliveira de. Uma contribuição ao ensino de modelagem de software para estudantes com deficiência visual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30133 | - |
dc.description.abstract | Software modeling is a fundamental activity in the software development process. One way to accomplish this activity is by the Unified Modeling Language teaching, widely known as UML. However, visually impaired students must overcome their impairment in modeling activity, because it is performed through diagrams that are composed of geometric shapes and connectors. A language called Blind Modeling Language (BML) was created to standardize the requirements specification to facilitate the automatic generation of use case diagrams. For making the use of the BML feasible was developed a Blind Modeling software (B-Model) tool to assist visually impaired students on software modeling activity using Unified Modeling Language. The BML was evaluated through a case study with three blind students and the tool was assessed on an experiment using the requirements specification of four different scenarios performed by these students. The results suggest the acceptance and use of BML language and the effectiveness of the B-Model tool since the generated use case diagrams correspond to the specified functional requirements using the BML. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | UML (Computação) | pt_BR |
dc.subject | Software - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | People with visual disabilities | pt_BR |
dc.subject | UML (Computer science) | pt_BR |
dc.subject | Computer software - Development | pt_BR |
dc.title | Uma contribuição ao ensino de modelagem de software para estudantes com deficiência visual | pt_BR |
dc.title.alternative | A contribution to the software modeling teaching for visually impaired students | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A modelagem de software é uma atividade fundamental no processo de desenvolvimento de software. Uma forma de realizar a modelagem é com auxílio da Linguagem de Modelagem Unificada. Entretanto, estudantes portadores de deficiência visual são desafiados ao modelarem, devido essa atividade ser realizada por meio de diagramas, compostos por formas geométricas e conectores. Neste contexto, essa monografia apresenta uma linguagem chamada Blind Modeling Language (BML) para padronizar a especificação de requisitos a fim de facilitar a geração automática de diagramas de caso de uso. Para viabilizar a BML foi desenvolvida a ferramenta chamada Blind Modeling software (B-Model), que visa auxiliar estudantes com deficiência visual na atividade de modelagem de software utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada. A BML foi avaliada por meio de um estudo de caso com três estudantes deficientes visuais. Além disso, também foi realizado um experimento para avaliar a eficácia da ferramenta usando a especificação de requisitos de quatro cenários diferentes especificados por estes estudantes. Os resultados sugerem a aceitação e uso da linguagem BML e a eficácia da B-Model, pois os diagramas de caso de uso gerados correspondem aos requisitos funcionais especificados utilizando a BML. | pt_BR |
dc.degree.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.publisher.local | Dois Vizinhos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Alinne Cristinne Corrêa | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Alinne Cristinne Corrêa | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Gustavo Jansen de Souza | - |
dc.contributor.referee3 | Vilela, Ricardo Ferreira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Software | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DV - Engenharia de Software |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinomodelagemestudantesdeficienciavisual.pdf | 3,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons