Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30128
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Zahaikevitch, Everaldo Veres | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-21T14:58:37Z | - |
dc.date.available | 2022-11-21T14:58:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.identifier.citation | ZAHAIKEVITCH, Everaldo Veres. Políticas públicas voltadas para agricultura familiar: seu reflexo no desenvolvimento socioeconômico dos municipios paranaenses. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30128 | - |
dc.description.abstract | Family farming is an extremely important segment for society, so that about 80% of all world food production is produced by family farming. In this sense, policies aimed at these producers are extremely relevant. In Brazil, the National Program for the Strengthening of Family Agriculture (PRONAF), is the most important public policy aimed at family farming, contributing to access to rural credit in a simplified and subsidized manner. PRONAF's main mission is rural development and food security, however, its effects can go further, may impact the dynamics of local well-being. Thus, the objective of this work is to evaluate the influence exerted by the Public Policy PRONAF in the socioeconomic development of the municipalities of Paraná. To accomplish this, the Propensity Score Matching (PSM) method was used. which is applied in public policy impact assessments and allows comparing a group that received a certain policy (treatment group) with another group that did not receive or received a smaller amount of the intervention (control group). Through this analysis, it is possible to evaluate the performance exerted by public policy. In this research, the municipalities of the State of Paraná were analyzed that most included family farmers in PRONAF (Group of Treaties) versus the municipalities that included the least (Group of Control), investigating the effect of this insertion on the variables: Ipardes Municipal Development Index (IPDM - proxy for socioeconomic development) and Gross Domestic Product (GDP) Per Capita (proxy for economic growth). As a corollary, initially, there was a heterogeneous spatial distribution of PRONAF resources and projects among the municipalities of Paraná, with a drop in these inversions over time. With regard to the effects of the Policy on socioeconomic development, a positive and statistically significant effect of PRONAF on IPDM was identified and also in the per capita GDP of Paraná's municipalities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Family farms | pt_BR |
dc.subject | Progress | pt_BR |
dc.subject | Economic development | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas voltadas para agricultura familiar: seu reflexo no desenvolvimento socioeconômico dos munícipios paranaenses | pt_BR |
dc.title.alternative | Public policies applied to family agriculture: their reflection on the socioeconomic development of Parana's municipalities | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A agricultura familiar é um segmento extremamente importante para a sociedade, de modo que, cerca de 80% de toda a produção mundial de alimentos são produzidos pela agricultura familiar. Neste sentido, as políticas voltadas para esses produtores são de extrema relevância. No Brasil, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é a política pública mais importante direcionada para a agricultura familiar, contribuindo para o acesso ao crédito rural de forma simplificada e subsidiada. A principal missão do PRONAF é o desenvolvimento rural e a segurança alimentar, entretanto, seus efeitos podem ir além, podendo impactar na própria dinâmica de bem-estar local. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a influência exercida pela política pública do PRONAF no desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Paraná. Para cumprir isso, foi utilizado o método Propensity Score Matching (PSM), o qual é aplicado em avaliações de impactos de políticas públicas e permite comparar um grupo que recebeu determinada política (grupo de tratamento) com outro grupo que não recebeu ou que recebeu em menor quantidade a intervenção (grupo de controle). Por meio desta análise, consegue-se avaliar o desempenho exercido pela política pública. Nesta pesquisa foram analisados os municípios do Estado do Paraná que mais incluíram agricultores familiares no PRONAF (grupo de tratados) versus os municípios que menos incluíram (grupo de controle), investigando o efeito desta inserção nas variáveis: Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM - proxy para o desenvolvimento socioeconômico) e Produto Interno Bruto (PIB) per capita (proxy para o crescimento econômico). Como corolário, inicialmente verificou-se uma distribuição espacial heterogênea dos recursos e dos projetos do PRONAF entre os municípios do Paraná, havendo uma diminuição destas inversões ao longo do tempo. No que se refere aos efeitos da política no desenvolvimento socioeconômico, identificou-se um efeito positivo e estatisticamente significativo do PRONAF no IPDM e também no PIB per capita dos municípios paranaenses. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-3261-4528 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6074603877989583 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Juliana Vitoria Messias | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9575-3675 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5844979052853050 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Raiher, Augusta Pelinski | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-9542-0689 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2807884379340559 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bittencourt, Juliana Vitoria Messias | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2503-8553 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5844979052853050 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Alcione Lino de | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2401-7301 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0625272248855862 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Pontes, Joseane | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-0983-9705 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0023133185335184 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Moura, Reidy Rolim de | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-6170-3074 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5449233930427672 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Scheffer, Sandra Maria | - |
dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0002-5408-193X | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5221445804988066 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia/Tecnologia/Gestão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
politicaspublicasagriculturafamiliar.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons