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dc.creatorZahaikevitch, Everaldo Veres-
dc.date.accessioned2022-11-21T14:58:37Z-
dc.date.available2022-11-21T14:58:37Z-
dc.date.issued2022-05-13-
dc.identifier.citationZAHAIKEVITCH, Everaldo Veres. Políticas públicas voltadas para agricultura familiar: seu reflexo no desenvolvimento socioeconômico dos municipios paranaenses. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30128-
dc.description.abstractFamily farming is an extremely important segment for society, so that about 80% of all world food production is produced by family farming. In this sense, policies aimed at these producers are extremely relevant. In Brazil, the National Program for the Strengthening of Family Agriculture (PRONAF), is the most important public policy aimed at family farming, contributing to access to rural credit in a simplified and subsidized manner. PRONAF's main mission is rural development and food security, however, its effects can go further, may impact the dynamics of local well-being. Thus, the objective of this work is to evaluate the influence exerted by the Public Policy PRONAF in the socioeconomic development of the municipalities of Paraná. To accomplish this, the Propensity Score Matching (PSM) method was used. which is applied in public policy impact assessments and allows comparing a group that received a certain policy (treatment group) with another group that did not receive or received a smaller amount of the intervention (control group). Through this analysis, it is possible to evaluate the performance exerted by public policy. In this research, the municipalities of the State of Paraná were analyzed that most included family farmers in PRONAF (Group of Treaties) versus the municipalities that included the least (Group of Control), investigating the effect of this insertion on the variables: Ipardes Municipal Development Index (IPDM - proxy for socioeconomic development) and Gross Domestic Product (GDP) Per Capita (proxy for economic growth). As a corollary, initially, there was a heterogeneous spatial distribution of PRONAF resources and projects among the municipalities of Paraná, with a drop in these inversions over time. With regard to the effects of the Policy on socioeconomic development, a positive and statistically significant effect of PRONAF on IPDM was identified and also in the per capita GDP of Paraná's municipalities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Brasil)pt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.subjectProgresspt_BR
dc.subjectEconomic developmentpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titlePolíticas públicas voltadas para agricultura familiar: seu reflexo no desenvolvimento socioeconômico dos munícipios paranaensespt_BR
dc.title.alternativePublic policies applied to family agriculture: their reflection on the socioeconomic development of Parana's municipalitiespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoA agricultura familiar é um segmento extremamente importante para a sociedade, de modo que, cerca de 80% de toda a produção mundial de alimentos são produzidos pela agricultura familiar. Neste sentido, as políticas voltadas para esses produtores são de extrema relevância. No Brasil, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) é a política pública mais importante direcionada para a agricultura familiar, contribuindo para o acesso ao crédito rural de forma simplificada e subsidiada. A principal missão do PRONAF é o desenvolvimento rural e a segurança alimentar, entretanto, seus efeitos podem ir além, podendo impactar na própria dinâmica de bem-estar local. Assim o objetivo deste trabalho é avaliar a influência exercida pela política pública do PRONAF no desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Paraná. Para cumprir isso, foi utilizado o método Propensity Score Matching (PSM), o qual é aplicado em avaliações de impactos de políticas públicas e permite comparar um grupo que recebeu determinada política (grupo de tratamento) com outro grupo que não recebeu ou que recebeu em menor quantidade a intervenção (grupo de controle). Por meio desta análise, consegue-se avaliar o desempenho exercido pela política pública. Nesta pesquisa foram analisados os municípios do Estado do Paraná que mais incluíram agricultores familiares no PRONAF (grupo de tratados) versus os municípios que menos incluíram (grupo de controle), investigando o efeito desta inserção nas variáveis: Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal (IPDM - proxy para o desenvolvimento socioeconômico) e Produto Interno Bruto (PIB) per capita (proxy para o crescimento econômico). Como corolário, inicialmente verificou-se uma distribuição espacial heterogênea dos recursos e dos projetos do PRONAF entre os municípios do Paraná, havendo uma diminuição destas inversões ao longo do tempo. No que se refere aos efeitos da política no desenvolvimento socioeconômico, identificou-se um efeito positivo e estatisticamente significativo do PRONAF no IPDM e também no PIB per capita dos municípios paranaenses.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3261-4528pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6074603877989583pt_BR
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9575-3675pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844979052853050pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Raiher, Augusta Pelinski-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9542-0689pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2807884379340559pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Juliana Vitoria Messias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2503-8553pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5844979052853050pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Alcione Lino de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2401-7301pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0625272248855862pt_BR
dc.contributor.referee3Pontes, Joseane-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0023133185335184pt_BR
dc.contributor.referee4Moura, Reidy Rolim de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-6170-3074pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5449233930427672pt_BR
dc.contributor.referee5Scheffer, Sandra Maria-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-5408-193Xpt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221445804988066pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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