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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Leonardo Silva-
dc.date.accessioned2022-11-18T21:32:05Z-
dc.date.available2022-11-18T21:32:05Z-
dc.date.issued2021-05-10-
dc.identifier.citationDUARTE, Leonardo Silva. As práticas do professor de línguas de escola pública e o processo de (res)significação do aluno na aprendizagem de língua estrangeira 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Inglês) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30120-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the relation between foreign language (FL) teachers’ practices and the students’ processes of signification. Located within the post-structuralism, the theoretical framework is based on four perceptions. The first one follows the language theory that sees language as a space for creating meaning (signification) through discourse. The second one is the notion of identification as a form of signifying. The third one is the conception of FL learning as an access to other signification procedures, which makes the process of resignifying possible. The fourth one agrees with the discourse perspective of language teaching as the development of students’ citizenship. In order to reach the proposed objective, this research seeks to analyze what practices of (re)signification public school FL teachers understand to adopt in their classroom and in what manner their practices work with the concept of signification through discourse in a FL. The methodology featured a questionnaire of FL teaching practices with 31 multiple choice questions and nine semi-open questions. The questionnaire had the participation of 50 FL teachers from different Brazilian states. The results point to a strong awareness from the teachers about the importance of social interaction in the classroom, which is needed for the processes of (re)signifying. The collected data also indicate that the teachers provide the contact with different signification and identification procedures to their students, and have a clear concern with students’ social participation and well-rounded education as well, as demonstrated by theory. In conclusion, the dialogue with the teachers shows parallels with the teaching and learning theories that work the discourse in the class and enables a better reflection from teachers about their concepts of education and their teaching practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAs práticas do professor de línguas de escola pública e o processo de (res)significação do aluno na aprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.title.alternativePublic schools language teachers practices and the students process of (re)signifying in foreign language learningpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar a relação entre as práticas dos professores de língua estrangeira (LE) e os processos de significação dos sujeitos-alunos. O arcabouço teórico, localizado no pós-estruturalismo, fundamenta-se na teoria da linguagem que vê a língua como espaço para a construção de significados (significação) através do discurso; na noção de identificação como forma de significação através do discurso; na concepção de aprendizado de LE como acesso a outros procedimentos de significação, que possibilitam processos de ressignificação e na perspectiva discursiva de ensino de línguas como desenvolvimento da cidadania. A fim de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa busca analisar quais práticas de (res)significação os professores de LE de escolas públicas percebem que adotam em sala de aula e de que forma suas práticas trabalham com a noção de significação pelo discurso em LE. A metodologia escolhida dispõe de um questionário de práticas de ensino de LE com 31 questões de múltipla escolha e nove questões semiabertas. O questionário contou com a participação de 50 professores de LE de todas as regiões brasileiras. Os resultados apontam uma forte consciência dos professores sobre a importância da interação social na sala de aula de LE, necessária para os processos de (res)significação. Os dados ainda indicam que os professores proporcionam aos alunos o contato com outros procedimentos de significação e identificação e têm uma clara preocupação com a participação social e formação integral dos alunos, como apontado pelas teorias. Em conclusão, o diálogo promovido com os professores mostra paralelos com as teorias de ensino-aprendizagem de LE que trabalham o discurso em sala de aula e possibilita uma maior reflexão dos professores sobre suas concepções de ensino e suas práticas docentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Albini, Andressa Brawerman-
dc.contributor.referee1Albini, Andressa Brawerman-
dc.contributor.referee2Lindstron, Jacqueline Andreucci-
dc.contributor.referee3Martinez, Juliana Zeggio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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