Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Tiago Stapenhorst-
dc.date.accessioned2022-11-09T21:39:06Z-
dc.date.available2022-11-09T21:39:06Z-
dc.date.issued2022-08-22-
dc.identifier.citationMARTINS, Tiago Stapenhorst. Map matching: uma análise de dados de streaming de trajetórias de GPS no transporte público. 2022. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30064-
dc.description.abstractEnsuring public transport that meets the needs of a growing population is a challenge, especially in developing countries where resources and investment are limited. With the cheapening and installation of Internet of Things (IoT) devices such as embedded, sensors, Global Positioning System (GPS) in public transport buses, a large amount of data can be generated and used as basis for decision making. However, if the data are affected by errors and uncertainties such analyzes may be invalid. The open data on the movement of buses in Curitiba is vast, but they present inconsistencies and do not inform the time of passage of buses at bus stops. The large amount of data by itself will be valuable if processing and algorithms extract the value of this data. This work presents a four-step method to analyze the Streaming data from GPS trajectories, containing 1) data analysis and cleaning; 2) extraction of azimuths; 3) a method for detecting the moment (time) of buses passing at the respective bus stops of their operating line and 4) correlation of the real and theoretical times of passing at the bus stops. Concepts of Geographic Information Systems, Smart Cities and Open Data are used. Tests performed on open Streaming data from GPS trajectories of public transport in Curitiba illustrated the efficiency of the methodology of the proposed algorithms, in addition to indicating factors for data improvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectSistema de Posicionamento Globalpt_BR
dc.subjectTransporte - Sistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectInternet das coisaspt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectGlobal Positioning Systempt_BR
dc.subjectTransportation - Geographic information systemspt_BR
dc.subjectSmart citiespt_BR
dc.subjectInternet of thingspt_BR
dc.subjectGeographic information systemspt_BR
dc.subjectComputer algorithmspt_BR
dc.titleMap matching: uma análise de dados streaming de trajetórias de GPS no transporte públicopt_BR
dc.title.alternativeMap matching: a public tranport GPS trajectory streaming data analysispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoGarantir um transporte público que supra as necessidades de uma população crescente é um desafio, especialmente em países em desenvolvimento onde os recursos e investimentos são limitados. Com o barateamento e a instalação de dispositivos de Internet of Things (IoT) como embarcados, sensores, Global Positioning System (GPS) em ônibus de transporte público uma grande quantidade de dados pode ser gerada e utilizada como base para tomadas de decisão. Entretanto se os dados forem afetados por erros e incertezas tais análises podem ser inválidas. Os dados abertos de movimentação dos ônibus de Curitiba é vasto mas apresentam inconsistências e não informam o horário de passagem dos ônibus nos pontos de ônibus. A grande quantidade de dados por si só será valiosa se processamentos e algoritmos extraiam o valor destes dados. Este trabalho tem como objetivo um método de quatro etapas para analisar os dados de Streaming de trajetórias de GPS, contendo 1) análise e limpeza dos dados; 2) extração de azimutes; 3) um método para detecção do momento (horário) de passagem dos ônibus nos respectivos pontos de ônibus de sua linha de operação e 4) correlação dos tempos reais e teóricos da passagem nos pontos de ônibus. O trabalho utiliza conceitos de Sistemas de Informação Geográficas, Cidades Inteligentes e Dados Abertos. Testes realizados em dados abertos de Streaming de trajetórias de GPS de transporte público de Curitiba ilustraram a eficiência da metodologia dos algoritmos propostos, além de indicar fatores para a melhoria dos dados.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9900-5279pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790769833478481pt_BR
dc.contributor.advisor1Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8885-7003pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594pt_BR
dc.contributor.referee2Sunye, Marcos Sfair-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2568-5697pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3748260693106586pt_BR
dc.contributor.referee3Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.referee4Gadda, Tatiana Maria Cecy-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7918-2104pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1544476939496232pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapmatchingtransportepublico.pdf7,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons