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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30039
Título: | Avaliação de desempenho multicritério em uma instituição de ensino técnico e profissionalizante |
Título(s) alternativo(s): | Multi-criteria performance evaluation in a technical and vocational education institution |
Autor(es): | Capellin, Fábio |
Orientador(es): | Bortoluzzi, Sandro César |
Palavras-chave: | Desempenho - Avaliação Processo decisório por critério múltiplo Planejamento estratégico Ensino profissional Pesquisa operacional Performance - Evaluation Multiple criteria decision making Strategic planning Professional education Operations research |
Data do documento: | 29-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CAPELLIN, Fábio. Avaliação de desempenho multicritério em uma instituição de ensino técnico e profissionalizante. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022. |
Resumo: | Apesar do desenvolvimento e modernização das metodologias de gestão aplicadas ao setor educacional, observa-se a carência de estudos para avaliar o desempenho organizacional no contexto das instituições de ensino profissional e técnico em todo o mundo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar a gestão estratégica e operacional de uma instituição de ensino técnico e profissionalizante. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo, apoiada em análise documental-bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Como procedimentos técnicos, definem-se o Knowledge Development Process Constructivist (ProKnow-C), como instrumento de revisão sistemática da literatura, e a metodologia Multi-Criteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C), como instrumento de intervenção para construção do modelo multicritério de avaliação de desempenho. Para coleta de dados inicial, foram realizadas 2 revisões sistemáticas da literatura, constituindo, assim, 2 portfólios bibliográficos distintos. O portfólio bibliográfico 1 é formado por 17 artigos e representa a avaliação de desempenho no contexto das instituições de ensino técnico e profissionalizante. O portfólio bibliográfico 2 é composto de 21 artigos e apresenta as principais práticas de gestão estratégica e operacional nas instituições de ensino. De maneira geral, observou-se a carência de processos e pesquisas que compreendam com clareza as complexidades, particularidades e incertezas dos contextos decisórios atuais. Complementarmente, para construção do modelo de avaliação de desempenho, por meio da MCDA-C, foram identificados os atores envolvidos no processo e rotulado o contexto em análise. Em seguida, o decisor apresentou 81 preocupações quanto ao contexto de avaliação, que foram agrupadas em 5 áreas de preocupação: (i) gestão do relacionamento com o cliente, (ii) gestão da qualidade, (iii) gestão financeira, (iv) gestão da marca e (v) gestão administrativa. A partir das áreas de preocupação e da ampliação do conhecimento do decisor, as preocupações do decisor deram origem a conceitos orientados à ação, que foram estruturados em relações de causa e efeito e representados graficamente em mapas de meios fins. Essa estruturação permitiu organizar os conceitos em forma top-down, dando origem a uma estrutura hierárquica de valor. Ao final da estrutura hierárquica de valor, foram construídos 116 descritores representados por escalas ordinais que possibilitaram avaliar o desempenho de todas as alternativas possíveis individualmente. Na sequência, os 116 descritores foram transformados em escalas cardinais e integrados por meio de taxas de compensação, identificadas pela aplicação do método Measuring Attractiveness by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH). Por fim, o processo possibilitou a identificação do perfil de impacto e do status quo da instituição, atualmente em 26,9 pontos, ademais, o desenvolvimento de planos de ação para melhoria do desempenho institucional, que permitiriam à instituição chegar a 63,7 pontos. De maneira geral, destaca-se que o processo permitiu a construção de um modelo de avaliação de desempenho único e relevante, capaz de representar as particularidades do contexto de estudo, além de complementar bibliografias encontradas na literatura sobre avaliação de desempenho em instituições de ensino técnico e profissionalizante, com a incorporação de aspectos técnicos e sociais em um modelo multicritério de abordagem construtivista. |
Abstract: | Despite the development and modernization of management methodologies applied to the educational sector, there is a lack of studies to assess organizational performance in the context of professional and technical education institutions around the world. Therefore, this study aims to build a performance evaluation model to support the strategic and operational management of a technical and vocational education institution. This study is characterized as field research, supported by documental-bibliographic analysis and semi-structured interviews. As technical procedures, the Knowledge Development Process Constructivist (ProKnow-C) is defined as an instrument for systematic literature review, and the Multi-Criteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C) methodology as an intervention instrument for the construction of the multicriteria performance evaluation model. For initial data collection, 2 systematic literature reviews were carried out, thus constituting 2 distinct bibliographic portfolios. The bibliographic portfolio 1 is made up of 17 articles and represents the performance evaluation in the context of technical and vocational education institutions. The bibliographic portfolio 2 is composed of 21 articles and presents the main strategic and operational management practices in educational institutions. In general, there was a lack of processes and research that clearly understand the complexities, particularities, and uncertainties of current decision-making contexts. Complementarily, for the construction of the performance evaluation model through the MCDA-C, the actors involved in the process were identified and the context under analysis was labeled. Then, the decision maker presented 81 concerns regarding the assessment context, which were grouped into 5 areas of concern: (i) customer relationship management, (ii) quality management, (iii) financial management, (iv) branding, and (v) administrative management. From the areas of concern and the expansion of knowledge of the decision maker, the concerns of the decision-maker gave rise to action-oriented concepts, which were structured in cause-and-effect relationships and graphically represented in maps of means and ends. This structuring made it possible to organize the concepts in a top-down format, giving rise to a hierarchical values structure. At the end of the hierarchical values structure, 116 descriptors were constructed, represented by ordinal scales that made it possible to evaluate the performance of all possible alternatives individually. Subsequently, the 116 descriptors were transformed into cardinal scales and integrated using compensation rates, identified by applying the Measuring Attractiveness method by a Categorical Based Evaluation Technique (MACBETH). Finally, the process made it possible to identify the impact profile and status quo of the institution, currently at 26.9 points, as well as the development of action plans to improve institutional performance, which would allow the institution to reach 63.7 points. In general, it is highlighted that the process allowed the construction of a unique and relevant performance evaluation model, capable of representing the particularities of the study context, as well as complementing studies found in the literature on performance evaluation in technical and vocational education institutions, with the incorporation of technical and social aspects in a multicriteria model of the constructivist approach. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30039 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas |
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