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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerrini, Daniel-
dc.creatorAlencar, Amanda Yuri Nishiyama de-
dc.creatorSantos, Lucas Pinheiro-
dc.date.accessioned2022-10-31T19:57:47Z-
dc.date.available2022-10-31T19:57:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGUERRINI, Daniel; ALENCAR, Amanda Yuri Nishiyama de; SANTOS, Lucas Pinheiro. Formando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarra. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, abr.-jun. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fvLnWkqrZB7PykCRtBG4cnF/?lang=pt. Acesso em: 31 out. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5314pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30037-
dc.description.abstractThis paper discusses the process of training engineers, from observations of a machining course in a Mechanical Engineering program. Data collection and interpretation were subsidized by the history of engineering in Brazil, as well as the sociology of professions. Thus, it was understood how the systematized knowledge of this group is used to indicate internal, hierarchical positions within the profession and in relation to external groups. Data points to a hierarchization based on the opposition between academic training and improvised practices from the factory floor, despite the close relationship of these professionals with such practices. This opposition carries strong, symbolic violence when faced with the gender variable in the process of training these engineers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisapt_BR
dc.relation.urihttps://www.scielo.br/j/cp/a/fvLnWkqrZB7PykCRtBG4cnF/?lang=ptpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfissões - Aspectos sociológicospt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectProfessions - Sociological aspectspt_BR
dc.titleFormando engenheiros em um laboratório de usinagem: conhecimento, gênero e gambiarrapt_BR
dc.title.alternativeTraining engineers in a machining laboratory: knowledge, gender and gambiarrapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo discute o processo de formação de engenheiros a partir de observações de uma disciplina de usinagem em um curso de Engenharia Mecânica. Subsidiaram a coleta de dados e sua interpretação a história da engenharia no Brasil, assim como a sociologia das profissões. Assim, entendeu-se como o conhecimento sistematizado desse grupo é mobilizado para marcar posições hierárquicas internas à profissão e em relação a grupos externos. Os dados apontam para uma hierarquização fundamentada na oposição entre formação acadêmica e práticas improvisadas do chão de fábrica, a despeito da estreita relação desses profissionais com tais práticas. Essa oposição assume contornos de forte violência simbólica quando deparada com a variável gênero no processo de formação desses engenheiros.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/198053147066pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.citation.volume50pt_BR
dc.citation.issue176pt_BR
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