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dc.creatorTeófilo, Fabio Mendes-
dc.date.accessioned2022-10-27T19:42:35Z-
dc.date.available2022-10-27T19:42:35Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationTEÓFILO, Fabio Mendes. Desenvolvendo games de matemática utilizando a aprendizagem baseada em jogos digitais: uma proposta de formação continuada por meio de um curso online aberto e massivo. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30026-
dc.descriptionAcompanha: Construindo jogos digitais educacionais com o aporte da teoria da aprendizagem baseada em jogos digitaispt_BR
dc.description.abstractDigital technologies are present in the educational environment, requiring the teacher to pay close attention to their pedagogical use. From the perspective of using them in the process of teaching Mathematics for Basic Education, it is necessary to reconcile them with different methodologies, such as Learning Based on Digital Games, which may require training on the part of teachers. Considering this scenario, a qualitative approach research was carried out based on the following guiding question: The contribution of Game-Based Learning Theory, in an open and massive online continuing education course for Mathematics teachers, enables the construction of games that contribute to the Elementary School II? The general objective of the investigation was to verify how the construction of educational digital games contributes to the continuing education of teachers in a virtual environment, aiming at the process of teaching Mathematics content for Elementary School II. To achieve this aim, a course was offered in the MOOC format. Observations, questionnaires and activities developed by teachers during the course were used as a research instrument. As an educational product, we produced a course in the MOOC format that was made available on the Sophia platform of the Federal Technological University of Paraná. We conclude that knowing the ABJD theory in the proposed format enabled the construction of educational games and that, in the teachers’ view, they contribute to the teaching of mathematics content in Elementary School II and it is evident from the data collected that the construction of digital games Educational Education contributes to the continuing education of teachers in a virtual environment, aiming at the process of teaching Mathematics content for Elementary School II.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectJogos para computador - Educaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectCOVID-19 (Disease)pt_BR
dc.subjectComputer games - Educationpt_BR
dc.titleDesenvolvendo games de matemática utilizando a aprendizagem baseada em jogos digitais: uma proposta de formação continuada por meio de um curso online aberto e massivopt_BR
dc.title.alternativeDeveloping mathematics games using digital games based learning: a proposal for continuing training through an open and massive online coursept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias digitais estão presentes no meio educacional, demandando ao professor um olhar atento quanto ao seu uso pedagógico. Na perspectiva de utilizá- las no processo de ensino de Matemática para a Educação Básica, é necessário conciliá-las com metodologias diferenciadas, tais como, a Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais, o que pode exigir uma formação por parte dos professores. Considerando esse cenário, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada na seguinte questão norteadora: O aporte da Teoria da Aprendizagem Baseada em Jogos, em um curso de formação continuada online aberto e massivo para professores de Matemática, possibilita a construção de games que contribuam com o Ensino Fundamental II? O objetivo geral da investigação foi verificar como a construção de jogos digitais educacionais contribui na formação continuada de professores em ambiente virtual, visando o processo de ensino de conteúdos de Matemática para o Ensino Fundamental II. Para atingir tal intuito, ofertou-se um curso no formato MOOC. Utilizamos como instrumento de investigação observações, questionários e as atividades desenvolvidas pelos professores no decorrer do curso. Como produto educacional produzimos um curso no formato de MOOC que foi disponibilizado na plataforma Sophia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Concluímos que conhecer a teoria da ABJD no formato proposto possibilitou a construção de games educacionais e que, na visão dos professores, estes contribuem com o ensino de conteúdos de matemática do Ensino Fundamental II e que fica evidente pelos dados coletados que a construção de jogos digitais educacionais contribui na formação continuada de professores em ambiente virtual, visando o processo de ensino de conteúdos de Matemática para o Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3300-7060pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5471414713465831pt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Marcelo Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5534-2735pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243162229308335pt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Marcelo Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5534-2735pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7243162229308335pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee3Liao, Tarliz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9878-3992pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314358346768400pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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