Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30013
Título: O ensino de conceitos fundamentais em química para surdos: uma pesquisa acerca dos recursos disponíveis em Libras
Título(s) alternativo(s): Teaching fundamental concepts in chemistry for the deaf: research about the resources available in Libras
Autor(es): Lara, Gabriela de Souza
Orientador(es): Bernardon, Dayse Grassi
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Teaching - Methodology
Learning strategies
Data do documento: 27-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LARA, Gabriela de Souza. O ensino de conceitos fundamentais em química para surdos: uma pesquisa acerca dos recursos disponíveis em Libras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: A trajetória da educação inclusiva vem levantando questionamentos sobre formas de ministrar aulas inclusivas para o ensino-aprendizado dos alunos surdos no ensino regular. Diante disso, percebemos a carência de materiais didáticos a fim de auxiliar os professores, intérpretes e alunos, já que os conceitos envolvidos no estudo da Química e Ciências não tem um vocabulário em Libras, utilizando de aulas adaptadas e às vezes, com sinais em Libras improvisados pelo intérprete. Além disso, é importante levar em consideração que muitas vezes, os intérpretes não têm formação na área de atuação, um exemplo disso está na disciplina de Química, o que dificulta uma adequada interpretação do conteúdo. Pensando nisso, esse trabalho buscou pesquisar recursos didáticos que englobam os conceitos principais de introdução à Química para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e utilizando essas informações, sistematizar em um glossário, sinais em Libras na área de Química. A partir desse levantamento, propor um modelo de plano de aula adaptado para surdos, a fim de trabalhar o conteúdo de “Introdução à Química”, contribuindo assim, com o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The trajectory of inclusive education has raised questions about ways of teaching inclusive classes for the teaching-learning of deaf students in regular education. In view of this, we perceive the lack of teaching materials in order to help teachers, interpreters and students, since the concepts involved in the study of Chemistry and Sciences do not have a vocabulary in Libras, using adapted classes and sometimes with signs in Libras. improvised by the interpreter. In addition, it is important to take into account that interpreters often do not have training in the area of expertise, an example of this is in the discipline of Chemistry, which makes an adequate interpretation of the content difficult. With that in mind, this work sought to research didactic resources that encompass the main concepts of introduction to Chemistry for the teaching and learning of deaf students and using this information, systematize in a glossary, signs in Libras in the area of Chemistry. From this survey, propose a model of lesson plan adapted for the deaf, in order to work with the content of "Introduction to Chemistry", thus contributing to the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30013
Aparece nas coleções:MD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoconceitosfundamentaisquimica.pdf7,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons